terça-feira

, 15 de abril de 2025

Pascom da Forania de Barbacena reúne-se para debater suas ações

10 de abril de 2025 Arquidiocese

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Forania de Barbacena, Região Pastoral Mariana Sul, reuniu-se para um encontro especial na manhã do sábado, dia 5 de abril, no Centro Pastoral Nossa Senhora da Piedade, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), para debater sobre suas ações e reflexões.

Com o tema “Comunicar, refletir e agir”, o encontro teve o objetivo de fortalecer a caminhada e aprofundar a compreensão sobre seu trabalho e uma oportunidade de união em prol de uma comunicação mais eficaz no serviço pastoral, reunindo pasconeiros de 12 paróquias das 15 que compõem a Forania.

O encontro teve início com um momento profundo de oração, caminhando, de forma contemplativa, com a reza do Terço do Comunicador, passando pela Capela da Beata Isabel Cristina.

Para dar continuidade ao encontro e ampliar a compreensão sobre o cuidado com as imagens, essenciais para a Pascom em suas atividades, o publicitário Ivan Leporate fez uma reflexão detalhada, ajudando a todos a compreenderem a importância de transmitir uma mensagem clara e objetiva, com qualidade.

A pasconeira da Paróquia de São José Operário, em Barbacena (MG), Giovana Braga, expressou seu entusiasmo sobre o momento. Para ela “o Encontro foi muito enriquecedor, sendo uma oportunidade de aprendizado e reflexão sobre a importância do trabalho que realizamos em nossas paróquias. Os palestrantes reforçaram o quanto devemos ser cuidadosos com a forma de comunicar, especialmente ao considerar o que realmente devemos transmitir. Tudo precisa vir de Deus, então precisamos estar atentos ao que Ele deseja nos comunicar”, expressou.

Giovana concluiu que é grata a Deus por ter participado e por ter conhecido pessoas comprometidas com a missão de evangelizar através da comunicação.

Já o pasconeiro da Paróquia de São Pedro e São Paulo, em Barbacena, Jhonatan Silva, ressalta que o encontro renovou sua fé e missão. “Saímos mais conscientes de que comunicar é servir e evangelizar com criatividade e responsabilidade, sempre com os olhos fixos em Nosso Senhor Jesus Cristo, o Grande Comunicador”, ressalta.

Para a pasconeira da Paróquia de Sant´Ana e São Joaquim, em Antônio Carlos (MG), Jéssica Oliveira, “esse primeiro encontro foi essencial para despertar um novo olhar, mais fraterno e evangelizador, para as plataformas digitais. Antes, estava muito focada nas trends, métricas e estética digital. Hoje, entendo que o essencial é levar a Palavra de Deus com amor e verdade à nossa comunidade”, comentou.

Ela ainda destacou a importância da troca de experiências com outras paróquias e dos ensinamentos valiosos dos palestrantes, pois, assim, não se sente sozinha na caminhada pastoral, que faz parte de uma grande rede de corações dispostos a comunicar com fé e compromisso.

O encontro foi ainda mais enriquecido com a presença do Assessor Arquidiocesano da Pascom e pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios (MG), Padre Pedro Hugo, que, em sua fala, explicou sobre a origem da Pascom na Igreja e destacou os trabalhos da Pastoral na Arquidiocese de Mariana. Ele expressou sua satisfação ao ver a Pastoral da Forania de Barbacena tão articulada e ativa na missão evangelizadora, abordando, também, os quatro pilares que orientam os trabalhos da Pastoral, que são: Espiritualidade, Formação, Articulação e Produção.

O Seminarista Maycon Aurélio contribuiu com uma reflexão sobre a Igreja em Comunicação à luz das passagens bíblicas, como Gênesis 1, Atos 2, 14-24 e Efésios 4, 25-30. Ele evidencia que “o que você comunica precisa vir de Deus. Como Igreja, é fundamental discernir o que comunicar, pois a comunicação é a mensagem de Deus para o homem”, evidencia.

Durante o evento, o coordenador da Pascom da Forania, Márcio Cléber, propôs uma atividade reflexiva, e convidou os participantes a discutirem, em grupos, sobre “o que nós, enquanto Pascom, estamos comunicando?”. As respostas revelaram uma profunda reflexão sobre o papel da comunicação na missão evangelizadora.

Segundo Márcio, a Forania de Barbacena viveu um momento rico de partilha, formação e vivência da espiritualidade para que possa produzir com alegria o que vem de Deus. Para ele, este momento de amadurecimento ajuda, fortemente, os agentes da Pastoral da Comunicação a entenderem por onde caminhar, conservando a Imagem de Cristo, comunicador do Pai, fazendo com que o Espírito Santo seja aquele que ilumina os trabalhos, sobretudo, na articulação para uma produção consciente que comunica a mensagem de salvação.

Ele ressaltou ainda que foram enriquecidos com a partilha dos dons e com a riqueza de uma pastoral que caminha. “É uma fortaleza para a Forania de Barbacena e uma grande inspiração para a Região Pastoral Mariana Sul e para toda a nossa Arquidiocese de Mariana”, ressaltou o coordenador.

Participaram as seguintes paróquias: Nossa Senhora da Piedade, Bom Pastor, Nossa Senhora da Assunção, São José, São Sebastião, Nossa Senhora da Penha, Santo Antônio, São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora de Fátima e Divino Espírito Santo, todas de Barbacena. Além de São Sebastião, em Correia de Almeida (MG) e Sant´Ana e São Joaquim, de Antônio Carlos.

Texto: Márcio Cléber – Adaptado.
Fotos: Pascom Forania Barbacena.

 

Agenda