sexta-feira

, 12 de abril de 2024

Pastorais Sociais da Região Mariana Norte se reúnem para partilhar sobre suas caminhadas e dificuldades

11 de julho de 2023 Arquidiocese

A Dimensão Sociopolítica da Evangelização da Região Norte, com o apoio do Conselho Regional de Pastoral (CRP), realizou no dia 1º de julho, no Centro de Pastoral, em Mariana (MG), um encontro voltado para as pastorais Carcerária, Sobriedade, Criança e Menor, Juventude (PJ), Saúde, Afro-brasileira, Pessoa Idosa e para Pessoa em Situação de Rua.

Conforme decisão da 4ª Assembleia Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica da Evangelização, essa iniciativa, que acontecerá em todos os cinco regionais, tem como objetivos:

  • Fortalecer a presença e atuação das pastorais sociais no regional;
  • Fortalecer, com a representatividade das pastorais sociais, a coordenação dessa Dimensão no regional norte.

Padre Adilson é Vigário Episcopal da Região Norte.

Prestigiaram o encontro, além das coordenações e agentes de pastoral, o Vigário Episcopal da Região Norte, Padre Adilson Luiz Umbelino Couto, o Vigário da Forania de Ouro Preto, Padre Magno José Raimundo Murta, o Assessor da Dimensão Sociopolítica na arquidiocese e no regional, Padre Marcelo Moreira Santiago, e o Assessor Arquidiocesano da Pastoral Carcerária, Diácono Fábio Márcio de Freitas.

O encontro teve início com a oração inicial, à luz do Evangelho de Mateus 8,5-17. Na sequência, Padre Marcelo proferiu uma fala sobre a Dimensão Sociopolítica da Evangelização e a importância das pastorais sociais na ação evangelizadora no regional.

Padre Magno, Vigário Forâneo de Ouro Preto.

O momento mais esperado foi o de ouvir de cada pastoral social sobre como estão organizadas na Região Norte, que iniciativas estão desenvolvendo e quais são os maiores desafios que enfrentam no serviço pastoral.

Após esse momento de partilha, houve um frutuoso diálogo com a apresentação de propostas sobre como a Região Norte e a Dimensão Sociopolítica podem ajudar no fortalecimento das pastorais sociais e sua ampliação nas paróquias, às quais será dado encaminhamento, para sua efetiva consecução. O encontro se encerrou com a bênção final e o almoço.

Texto: Flávia Ribeiro

Fotos: Darcy Carvalho

Agenda