terça-feira

, 27 de fevereiro de 2024

Pastorais Sociais se articulam na Região Mariana Leste

11 de outubro de 2023 Arquidiocese

As pastorais sociais das paróquias da Região Mariana Leste tiveram importante encontro no último sábado, 07 de outubro, no Centro Regional de Pastoral, em Ponte Nova (MG). Na pauta, o aprofundamento sobre a Dimensão Sociopolítica em que estão inseridas.

À ocasião, 18 paróquias estiveram representadas. Já as pastorais presentes foram: Carcerária, Afro-brasileira, da Juventude, da Sobriedade, do Menor, da Criança, da Pessoa Idosa, da Saúde, a Comissão Justiça e Paz e a Escola Nacional de Energia Popular (ENEP).

A coordenação regional da Dimensão Sociopolítica dirigiu os trabalhos, abertos com a apresentação de cada participante. Ainda, Gilson José de Oliveira fez uma reflexão histórica e bíblica sobre o termo pastoral.

O Vigário Episcopal da Região Mariana Leste, Padre Luiz da Paixão, apresentou as conclusões da Assembleia Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica, e o Assessor Regional da Dimensão, Padre Geraldo Martins, coordenou os trabalhos de grupos e os plenários, quando se ouviu cada grupo pastoral, dando atenção especial ao estágio em que se encontra cada uma das pastorais sociais na paróquia e na região.

O encontro terminou com a apresentação da coordenação regional, o comprometimento de dar continuidade à reflexão e à organização desta Dimensão na Região Mariana Leste.

“Ficou claro para os participantes que a articulação dessa Dimensão e a consciência que cada pastoral deve ter de sua missão na sociedade são fundamentais para que o trabalho das pastorais sociais seja eficaz”, disse Gilson. “Ficou claro, ainda, o trabalho das pastorais sociais não é uma ação política em favor desta ou daquela pessoa, deste ou daquele grupo, mas tão somente a defesa da vida, da dignidade da pessoa, do compromisso com os pobres, como fez Jesus”, acrescentou.

Texto: Pastoral da Comunicação da Paróquia São João Batista, em Viçosa

Foto: Cândida Maria/Divulgação