quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Pastoral Afro-Brasileira da Arquidiocese de Mariana participa do 10º CONENC em Salvador

10 de outubro de 2022 Arquidiocese

A Arquidiocese de Salvador acolheu entre os dias 22 e 25 de setembro, o 10º Congresso Nacional de Entidades Negras Católicas (CONENC). A Arquidiocese de Mariana compôs a delegação do Regional Leste 2 com a participação da Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral Afro-Brasileira (PAB), Maria José de Souza, e as respectivas representações das regiões pastorais.

Estiveram presentes das regiões: Norte: Ana Paixão (Mariana); Leste: Efigênia Catarino e Waldê Gomes (Ponte Nova); Oeste: Hellen Margarida (Congonhas) e Sul: Imaculada Nascimento (Carandaí).  À ocasião, o Congresso teve como tema “Comunidades Negras: Descolonizar as mentes, o conhecimento; recuperar a memória histórica; fortalecer os espaços e relacionamentos interculturais (DAp. 96)”.

Em torno de 120 lideranças negras, entre padres e leigos, representantes dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), discutiram na 1ª Conferência sobre “A influência do Continente Africano no Brasil no que tange à cultura, religião e costumes”. Esse debate contou com a assessoria da Dra. Patrícia Teixeira, professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Representantes da Arquidiocese de Mariana participam do CONENC.

A 2ª Conferência do CONENC abordou sobre “A Igreja em processo sinodal como espaço de diálogo e construção de uma sociedade antirracista”. Esse momento contou com a assessoria do Padre e Professor Ari Antônio dos Reis. Discutiu-se também na 3ª conferência sobre “A influência da religiosidade afro na formação do catolicismo no Brasil”. Com a assessoria do Dr. Rosenilton, professor da Universidade de São Paulo (USP).

O 10º CONENC atingiu seu objetivo de compartilhar a caminhada das Comunidades Negras Católicas em sua pluralidade cultural/religiosa: “A necessidade de construir o próprio destino e o desejo de encontrar razões para a existência podem colocar em movimento o desejo de se encontrar com os outros e compartilhar o vivido, como maneira de dar a si uma resposta”. (DAp. 53).

Além do objetivo geral, o CONENC teve seus objetivos específicos, entre eles, relatar e partilhar as experiências vividas em cada Regional da CNBB no que tange aos desafios e conquistas da Pastoral Afro-Brasileira.

Na oportunidade, a Pastoral Afro-Brasileira da Arquidiocese de Mariana agradece o carinho e atenção do Coordenador de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, por garantir o apoio da Arquidiocese para a participação no 10º CONENC.

Delegação do Regional Leste 2

Texto e fotos: Maria José de Souza, coordenadora arquidiocesana da Pastoral Afro-brasileira

Agenda