sábado

, 20 de abril de 2024

Pastoral Afro-Brasileira da Região Mariana Sul realiza primeiro Encontro Regional

08 de março de 2024 Arquidiocese

No dia 25 de fevereiro, a Pastoral Afro-Brasileira (PAB) da Região Mariana Sul promoveu o seu primeiro Encontro Regional. Realizado na cidade de Carandaí (MG), o evento foi acolhido pela Paróquia de Sant’Ana e proporcionou aos integrantes um momento de espiritualidade e formação.

Com o tema “A missão do Negro na Igreja e na sociedade” e com o lema “Negro: de coadjuvante a protagonista”, agentes da Paróquia de Sant’Ana, onde hoje a pastoral atual na Região Sul, e convidados de outras cidades do regional desfrutaram de um dia produtivo. Sob a iluminação bíblica do livro de Êxodos (Ex 3,7-2), o objetivo da coordenação foi de não só formar, mas fortalecer àqueles que hoje atuam como agentes, ressaltando a importância da união.

Com a assessoria de Marinete da Silva Morais e trabalhando à luz do Evangelho proposto, o grupo refletiu dentro da perspectiva do “Estou vendo muito bem a aflição do meu povo”. Nesta ocasião, o foco foi em questões relacionadas ao olhar de reprovação, ao protagonismo ainda não alcançado do povo negro e o papel da pastoral e da população negra, vista, ainda como bem vinda enquanto servidores.

Em outro momento, os presentes refletiram sobre o tema “Ouvi seu clamor diante dos seus opressores”, levantando questões sobre a necessidade de reconhecimento, representatividade e coletividade, no sentido de estarem juntos.

Desci para libertá-los do poder dos egípcios” foi outro assunto meditado, levantando tópicos como: “Contar a verdadeira história do Negro no Brasil”, “Trabalhar o resgate histórico por meio de visitas a locais que elevam o passado dos negros” e “Trabalhar a identidade negra junto à comunidade eclesial”.

O Assessor Regional da Pastoral, Padre José Julião da Silva, também esteve presente e incentivou aos presentes, sob à luz da passagem bíblica em que é narrada a transfiguração do Senhor, “a serem mais corajosos e ousados para a missão que Deus nos dá”.

O Encontro foi encerrado com a proposta da Pastoral de retomar os assuntos na próxima reunião mensal do mês de março. Segundo a coordenadora regional da Pastoral, Imaculada, “o objetivo é que na reunião mensal possamos seguir construindo projetos para colocarmos em prática as três metas de trabalho elencadas. A proposta é que as questões levantadas sejam com as cidades de Barbacena e Rio Pomba, para que a PAB Mariana Sul trabalhe em sintonia”.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Pastoral Afro Região Sul

Agenda