Cerca de 40 agentes da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Mariana participaram de um Dia de Espiritualidade no último sábado, dia 20 de julho, em Congonhas (MG). O momento ocorreu na Igreja do Divino Espírito Santo, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Com as quatro Regiões Pastorais da Arquidiocese representadas, o momento foi conduzido pelo Assessor da Pastoral Carcerária, na Região Mariana Oeste, Padre Geraldo Barbosa. Estiveram presentes o Assessor Arquidiocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Padre Paulo Barbosa (Padre Paulinho), e o Assessor Arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, Padre Marcelo Moreira Santiago.
As reflexões partilhadas trouxeram o primeiro capítulo da Gaudete et Exultate sobre o chamado à santidade do Papa Francisco, encontro em Roma com os policiais penais, voluntários, assistentes religiosos e detentos, além de pontos de espiritualidade da Pastoral Carcerária em Santo Domingo e Aparecida (SP).
A Coordenadora Diocesana da Pastoral, Vilma Efigênia Ferreira de Oliveira, conduziu a Oração Inicial e trouxe testemunhos profundos dos detentos de Mariana (MG). Outros agentes partilharam sobre sua missão nas visitas religiosas.
O encontro se encerrou com a celebração da Santa Missa. Os participantes levaram na bagagem o fortalecimento da fé, a alegria da dedicação na missão e a gratidão por participarem deste dia de espiritualidade. O próximo encontro diocesano será em Ponte Nova, no dia 31 de agosto.
Texto: Padre Geraldo Barbosa