quinta-feira

, 26 de setembro de 2024

Pastoral Carcerária e Complexo Penitenciário realizam encontro com os prefeitáveis de Ponte Nova

13 de setembro de 2024 Arquidiocese

Com reuniões prévias para discutir o sistema carcerário regional e organizar a Carta de Reivindicação, a Pastoral Carcerária da Região Mariana Leste e o Complexo Penitenciário de Ponte Nova organizaram um encontro com os prefeitáveis do município de Ponte Nova (MG). O evento aconteceu na última terça-feira, 10 de setembro, às 19h, no Centro Regional de Pastoral.

O encontro foi oficializado junto ao Exmº. Dr, Marcelo Magno Jordão Gomes, Juiz Eleitoral da 224ª Zona Eleitoral de Ponte Nova, para discutir as demandas do sistema carcerário regional e buscar melhorias para os encarcerados que se encontram no Complexo Penitenciário junto aos prefeitáveis que foram todos convidados.

O debate foi intermediado pelo Jornalista Itaboraí da Folha de Ponte Nova, com cobertura da TV Educar de Ponte Nova, filiada à TV Horizonte da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

Na ocasião, estiveram presentes candidatos a prefeitos e a vereador, membros da Pastoral Carcerária, agentes pastorais das Paróquias de São Pedro, São Sebastião e Santíssima Trindade, membros do Complexo Penitenciário de Ponte Nova e da Cooperativa de Reciclagem da cidade, dentre outros.

O Vigário Episcopal da Região Leste, Padre Luiz da Paixão Rodrigues, abriu o evento, acolhendo os participantes. Na oportunidade, ele destacou a importância do encontro para o fortalecimento da caminhada na busca da democracia e do exercício na cidadania.

Antes da conversa, a Secretária da Pastoral Carcerária, Fernanda Cristina de Oliveira, apresentou a Cartilha de Orientação Política “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). O subsídio é elaborado pelo Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para as eleições municipais 2024 e está inserido no Projeto Encantar a Política da instituição.

Em seguida, foi composta a mesa com a presença dos candidatos (as): Guto Malta (PT), Valéria Alvarenga (PP), André Luiz (PMB) e o Dr. Milton (Avante) não compareceu nem justificou sua ausência. Os candidatos responderam primeiramente uma pergunta feita para todos e depois, por sorteio, cada candidato respondia uma pergunta elaborada pela coordenação do evento, encerrando com a última pergunta, que foi respondida por todos.

Logo após, o Assessor Regional da Pastoral Carcerária, Padre José Geraldo da Silva (Pe. Juquinha), leu a Carta de Reivindicação do Sistema Carcerário Regional — Ponte Nova, que foi assinada pelos prefeitáveis presentes.

Também foi encaminhado que no início do mandato, em 2025, será realizada um novo encontro com o candidato eleito, além de apresentar a Carta de Reivindicação aos vereadores e vereadoras, em reunião a ser agendada na Câmara. O encontro foi encerrado com as considerações finais dos prefeitáveis.

“Temos que participar da Política, pois a sua finalidade é o bem comum de todas as cidadãs e de todos os cidadãos. Ela é responsável por organizar a vida em sociedade, criar e implementar políticas públicas, mediar conflitos e cuidar de tudo o que é público, ou seja, de todas e de todos. Enfim, a política tem um princípio nobre e é essencial para a vida de todo ser humano. Assim, o Papa Francisco definiu a Política como ‘uma das formas mais altas de caridade, porque busca o bem comum’”, defende a Pastoral Carcerária.

Conheça na íntegra a Carta de Reivindicação:

CARTA DE REIVINDICAÇÃO DO SISTEMA CARCERÁRIO REGIONAL-PONTE NOVA-MG

Reunidos em Ponte Nova, aos 26 de agosto de 2024, nós, representantes da Pastoral Carcerária – Região Pastoral Mariana Leste e do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, depois de analisar a situação carcerária da nossa região, apresentamos para os candidatos a prefeito e aos candidatos a vereadoras e vereadores, do município de Ponte Nova, as seguintes reivindicações, que são das competências do prefeito e vereadores, e estas devem ser priorizadas logo após o pleito eleitoral, em 06 de outubro de 2024:

  1. Recuperação da estrada;
  2. Iluminação de toda estrada;
  3. Instalação de câmeras “circuito olho vivo” em toda extensão, desde o trevo até a Penitenciária;
  4. Inserção de linha de ônibus municipal diariamente, para atender familiares, visitantes e terceiros;
  5. Instalação de energia elétrica no NAF: Núcleo de Atendimento aos Familiares;
  6. Religar a água no NAF, onde a Prefeitura não paga a conta, gerando o corte.
  7. Parceria: Fabricação de blocos/bloquetes;
  8. Horta comunitária;
  9. Limpeza urbana;
  10. Revitalização do parque florestal;
  11. Implantação do Orçamento Participativo, popular, comunitário e deliberativo;
  12. Trabalhar em parceria com os órgãos que dão assistência aos encarcerados para atender às demandas da Unidade Prisional, tais como: Educação, Saúde, Casa de Apoio para acolher os egressos do sistema carcerário, favorecendo assim a reassociação dos mesmos;
  13. Criação de um galpão para abrigar a feira municipal que receberá os produtos produzidos e confeccionados pelos encarcerados para serem expostos e vendidos;
  14. Construir um espaço digno para acolher os familiares e visitantes enquanto aguardam a liberação de entrada para realizar a visita aos encarcerados,
  15. Acolher e atender as instituições que acompanham a questão carcerária regional, em reuniões, cursos.

Ponte Nova, 27 de agosto de 2024
Memória do 18º ano do falecimento de Dom Luciano Mendes

Fabricio Batista Cotta
Diretor Geral do Complexo Penitenciário de Ponte Nova

Pe. José Geraldo da Silva
Assessor da Pastoral Carcerária

Texto e foto feitos pela Pastoral Carcerária