sexta-feira

, 14 de junho de 2024

Pastoral da Juventude da Região Mariana Sul realiza encontro de formação para sua 9ª Assembleia

21 de agosto de 2023 Arquidiocese

A Pastoral da Juventude (PJ) da Região Mariana Sul realizou, no dia 12 de agosto, no Centro Regional de Pastoral, em Barbacena (MG), o primeiro encontro de formação em preparação para a sua 9ª Assembleia, a ser realizada em novembro.

Com o tema “Grupos de jovens: por que e para quê?”, o encontro visou ajudar aos jovens das paróquias da região a organizarem seus grupos, destacando, como um grupo pode ajudar no fortalecimento da fé e no compromisso social da Igreja.

Para isso, os presentes contaram com a assessoria dos jovens convidados Marcos Vinicius Siqueira Medeiros e Ana Luzia Dutra Pinho Silva, ambos da Paróquia São José Operário, em Ouro Branco (MG), e membros da Equipe Central da PJ. Também estiveram presentes o Coordenador Regional, Bruno Fernando Sousa Queiroz, a Assessora Leiga, Alessandra Mrad, e o Assessor Religioso, Padre Wagner Balbino.

O objetivo principal do encontro foi conhecer e refletir a importância dos grupos de base, alimentando neles uma espiritualidade mais comprometida e encarnada. Além disso, o encontro atende a um compromisso estabelecido pela Equipe Regional da PJ que, para a realização da 9ª Assembleia, seriam feitas algumas etapas de preparação dos jovens, levando em consideração que, após cada etapa vivenciada, os presentes levassem a experiência para seus grupos, de modo que as bases caminhem em comunhão com os demais grupos existentes na região.

“A assessoria levou todos a refletirem o solo que estão pisando. É necessário conhecer a terra, a fim de prepará-la para lançar as sementes. Assim, todos foram motivados para retornarem às suas paróquias com o propósito de melhor conhecê-la. Para continuar a caminhada, todos entraram na linda ciranda, manifestando a alegria de ser povo de Deus que busca os caminhos pastorais, que canta, reza e celebra e faz a história acontecer. Rezemos pela Pastoral da Juventude, a fim de que, em especial neste ano vocacional, possa ela corresponder ao chamado de Deus e às urgências da sociedade, tendo em vista o reino anunciado por Jesus Cristo”, declarou um jovem participante do Encontro, que preferiu não citar seu nome.

Por sua vez, a integrante da equipe Regional da Pastoral, Edwiges Maria Campos Costa, descreveu o encontro como “uma grande injeção de ânimo para que não deixemos a PJ morrer, como disse o nosso saudoso Dom Geraldo Lyrio Rocha. […] Temos muito caminho a percorrer e não vamos deixar de acreditar na nossa juventude”.

Para o assessor do Encontro, Marcos Siqueira, o momento foi de gratidão, por ajudar a região onde ele conheceu e se encantou com a proposta da PJ. “Esse primeiro encontro foi um momento de muito conhecimento, autoconhecimento e reflexão sobre nossos trabalhos, como estamos fazendo e, principalmente, para quem estamos fazendo. Contudo, esse foi apenas o primeiro passo de um caminho a ser construído até a Assembleia Regional”, disse.

O próximo encontro da Pastoral da Juventude na Região Mariana Sul será dia 14 de outubro.

O legado de Dom Geraldo para a PJ

Na série especial “Do Lyrio à Rocha: o legado de Dom Geraldo”, o Articulador Arquidiocesano da PJ, Bruno Queiroz, recordou o apoio e incentivo do Arcebispo Emérito à Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Mariana. Asssita:

Texto e foto: Ana Paula Mendes dos Santos