sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Assessores da PJ na Arquidiocese de Mariana participam de formação promovida pela Coordenação Regional no Leste 2

08 de novembro de 2023 Arquidiocese

Aconteceu no último fim de semana, dos dias 3 a 5 de novembro, na Diocese de Oliveira (MG), o encontro de formação para assessores da Pastoral da Juventude (PJ) “Florescer”. Promovido pela Coordenação Regional (CR) da PJ no Leste 2, o evento reuniu cerca de 50 adultos que assessoram a pastoral nas diversas paróquias e (arqui)dioceses mineiras.

Na ocasião, a Arquidiocese de Mariana foi representada por nove pessoas, sendo cinco assessores que realizaram a formação. Além disso, outras quatro pessoas auxiliaram nos trabalhos do curso, sendo: Alessandra Mrad (Assessora da CR e na Região Mariana Sul); Bruno Queiroz (Articular Arquidiocesano da PJ e membro da CR Leste 2), Marcos Siqueira (Secretário Arquidiocesano da PJ) e Patrick Oliveira (Equipe de Animação).

O curso foi conduzido pelo Ex-Assessor Nacional da PJ no triênio 2020–2022, Luis Duarte Vieira. Durante todo o final de semana, ele levou os 50 presentes a refletirem sobre o ministério da assessoria, provocando-os a analisar os seguintes elementos: conhecimento de si, sobre a realidade e desafio dos jovens e os contextos eclesiais do momento.

Foi momento também de fazer memória a pessoas marcantes para caminhada da PJ e da juventude ao nível nacional, assim como, Padre Hilário Dick, figura importante para a juventude junto à CNBB; Padre Gisley, Assessor do Setor Juventude da CNBB entre 2007–2009, ano de sua páscoa, e que foi um grande incentivador da juventude e das lutas contra morte de jovens.

A formação teve seu fim com a celebração eucarística presidida pelo Bispo Diocesano de Oliveira (MG), Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro.

Para o Assessor da Coordenação Arquidiocesana da PJ, William Paiva de Oliveira, o encontro foi “um excelente instrumento para que nós, que somos vocacionados a estar junto com nossos jovens em sua caminhada eclesial e social, tenhamos conhecimento de nosso ministério e do chão onde estamos pisando”.

“Agradeço aos outros amigos assessores de nossa Arquidiocese que disponibilizaram seu tempo neste final de semana para juntos buscarmos melhorar cada vez mais o nosso serviço”, completou William, que também é Assessor do grupo de base Força Jovem Católica, em Rio Pomba.

Na avaliação da Assessora do Grupo JUM, em Passagem de Mariana, Ana Amelia, a formação “foi um momento de reflexão do ministério da assessoria, partilhando e compartilhando experiência”.

Segundo ela, durante o encontro, o assessor enfatizou sobre a defesa da vida da juventude e que a assessoria deve ser feita por amor. “Sendo assim, refletimos sobre como é importante ter um assessor que caminha ao lado e junto da juventude, para que possamos auxiliar, ajudar e dar o devido apoio nos momentos difíceis, sendo bons amigos”, disse.

“É importantíssimo termos um amigo por perto que nos ajude a nos levantar, que nos anime a prosseguirmos em frente, que libere sempre uma boa palavra que nos console.

Ademais, aquele que ama e faz a opção pela vida da juventude, que quer estar ao lado das (os) jovens, podem ser chamados de assessores. […] Precisamos cuidar e defender a vida da juventude, para que eles possam sonhar, ter perspectiva de vida e ajudar na transformação de um mundo mais justo e solidário. Buscando a civilização do amor”, enfatizou Ana Amelia.

Sobre o Florescer

Na ampliada do Regional do Leste 2 realizado em Barbacena (MG), em 2017, foi deliberado que se pensasse uma formação para assessores que acontecesse de maneira contínua. Nesse contexto, surgiu o Florescer que remete à temática das flores, que foi trabalhado na ampliada. O Florescer tem como objetivo auxiliar os trabalhos dos assessores que acompanham os jovens e grupos da PJ.

Nessa edição, o curso teve como tema “Há que se cuidar do broto, para que a vida nos dê flor e frutos”. Já a iluminação bíblica foi “Mas quando é semeada, a mostarda cresce e torna-se maior que todas as plantas; ela dá ramos grandes, de modo que os pássaros do céu podem fazer ninhos em sua sombra” (Mc 4,32).

Texto: Marcos Siqueira

Fotos: Bruno Queiroz e Coordenação Regional da PJ

Agenda