Entre os dias 23 e 24 de novembro, a Pastoral da Juventude (PJ) promoveu o 10º Seminário Arquidiocesano da Juventude, realizado na cidade de Ouro Preto (MG). Um evento de formação celebrativo, que é comemorado desde 1997, quando ocorreu sua primeira edição, em Conselheiro Lafaiete (MG).
O Seminário teve como tema “Pastoral da Juventude, promovendo a cultura do encontro” e com o lema “Somos jovens, peregrinos da esperança!”
O evento teve o objetivo principal reunir jovens das cinco regiões pastorais e promover um espaço de formação, integração e espiritualidade auxiliando-os nos desafios diários de evangelização, tanto em suas paróquias, Foranias, regiões, quanto no dia a dia na sociedade.
Durante o encontro, houve sete oficinas temáticas trabalhando temas que permeiam a vida da juventude no contexto de grupo de jovens e no contexto social. Cada uma das oficinas foi assessorada por jovens e adultos, capacitados para mediar o debate sobre tais assuntos, promovendo um espaço de formação, partilha, troca de ideias, sonhos, medos e anseios.
O seminário contou com a participação de aproximadamente 100 jovens da Arquidiocese, além dos assessores das oficinas e da Coordenadora Nacional da PJ, Luiza Pires, da Diocese de Oliveira (MG). Outra presença marcante foi do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, que celebrou a Santa Missa, no Domingo, e fez uma breve palestra para os jovens, motivando-os a seguir os passos do jovem de Nazaré.
Para o Articulador da PJ da Arquidiocese, Bruno Fernando, “a realização do Seminário é um marco para a juventude da Arquidiocese. Ele traz a retomada da realização dos seminários pós pandemia e ver os jovens trabalhando temas propostos pela igreja, que são realidades da vida deles é muito bacana. A realização do décimo seminário foi um sucesso, pois foi possível promover esse espaço tão necessário para que possamos continuar na evangelização da juventude”, destaca.
A Jovem Bianca Mapa do Grupo de Jovens “Jovens Iniciantes no mundo” (JIM), da Paróquia de Santa Efigênia, em Ouro Preto, relata que o Seminário reafirma a Juventude dentro da Igreja. “O seminário pôde reafirmar que a juventude está viva dentro das igrejas e bem representada em todas as regiões que ali estavam”, e, ainda, ressaltou a importância da promoção do encontro de uma juventude protagonista que vive a fé. “Foi o meu primeiro seminário e eu achei uma experiência muito boa, pude conhecer pessoas novas e entender o ponto de vista de alguns. A Pastoral da Juventude nos proporciona momentos únicos com Jesus e a realidade em que vivemos, tendo oportunidade de conhecer pessoas novas que sempre vão estar ali para te apoiar sem julgamentos. Vejo que esse seminário pós pandemia foi muito importante para reconstruir esse conjunto de ser Pastoral da Juventude”, ressalta.
Texto: Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude – Adaptado.
Fotos: Ryan Santos da Frente de Comunicação CAPJ e de Vinicius Souza.