segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Pastoral da Juventude promoveu formação sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021

17 de março de 2021 Arquidiocese

No último domingo (14), a equipe regional Mariana Oeste da Pastoral da Juventude promoveu uma formação on-line sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2021. O momento de estudo sobre a CFE contou com a assessoria do Diácono Leonardo Sérgio e a presença de aproximadamente 30 jovens das cidades de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco.

A proposta da formação foi apresentar, de forma aprofundada e sucinta, a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021. Para isso, o Diácono Leonardo Sérgio utilizou a metodologia “Ver”, “Julgar”, “Agir” e “Celebrar” para abordar o texto-base da CFE, exemplificando-o à nossa realidade e mostrando a importância de se viver a campanha dentro e fora da Igreja.

“Quando a gente fala a respeito de uma Campanha da Fraternidade Ecumênica, a gente coloca todas as religiões e todas as pessoas nesse assunto. Por isso, quando o Diácono falou a respeito de criar pontes e não muros, isso foi uma coisa que me veio à cabeça, porque o preconceito e a intolerância geram vários muros. Às vezes, a gente deixa de ver o melhor das pessoas por causa disso”, comentou Lara, do grupo Anjos Preciosos de Deus, da paróquia Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete, sobre o momento de estudo e a CFE deste ano. “A gente está em uma época muito difícil […]. Então, uma Campanha da Fraternidade Ecumênica é algo, assim, que todo mundo precisava, embora nem todos consigam ver a mensagem que está por trás”, concluiu.

Para Thalita, integrante do grupo de jovens JUCOL, da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, a formação foi uma oportunidade de aprofundar mais sobre a CFE, reconhecer as nossas falhas como cristãos e, principalmente, aprender mais sobre como dialogar com as minorias que existem em nossa sociedade.

“Para mim, ficou evidente a importância de debater essas questões para que cada vez mais possamos agir conforme a nossa fé e o que Jesus nos ensina, reforçar nossa fé católica e servir de escuta para as demais pessoas, independentemente, de termos opiniões e posicionamentos contrários”, comentou Thalita. “Além de todo o aprendizado de hoje, encontrei um acalanto através da oração apresentada pelo Diácono Leonardo, tiradas do poema do Cardeal Tolentino: ‘livra-nos, Senhor, deste vírus, mas também de todos os outros que se escondem dentro dele […]’”, concluiu.

Segundo Vitor, crismando da paróquia do Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete, a formação foi muito produtiva. “Realmente é necessário que as pessoas procurem mais o diálogo ao invés da intolerância e do ódio. Claro que não podemos ser submissos às coisas erradas, mas é nosso dever, como cristãos, amar todas as pessoas igualmente assim como Cristo nos ama”, refletiu.

Ao longo deste primeiro semestre de 2021, a equipe regional Mariana Oeste da Pastoral da Juventude irá realizar mais dois encontros com os jovens, sendo que o próximo terá como objetivo trabalhar a mística do cuidado. O tema e data estão sendo definidos e aguardando os últimos ajustes da equipe e dos próximos assessores.

Texto e foto: Equipe Regional Pastoral da Juventude Mariana Oeste

Agenda