sábado

, 13 de abril de 2024

Pastoral da Saúde realiza sua primeira reunião arquidiocesana de 2023

22 de março de 2023 Arquidiocese

Visando sua reorganização na Arquidiocese de Mariana e seus regionais, aconteceu, no dia 18 de março, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana (MG), a primeira reunião anual arquidiocesana da Pastoral da Saúde. À ocasião, estiveram presentes agentes das regiões pastorais Norte e Sul, e a Coordenadora Arquidiocesana, Maria do Carmo Coelho Viana.  Ainda, contou com a participação do Assessor Arquidiocesano da Pastoral Carcerária, Padre Marcelo Santiago.

Durante o encontro, os presentes compartilharam sobre as principais atividades desenvolvidas pela pastoral nas comunidades e paróquias em que ela está articulada. Dentre as ações estão visitas às pessoas doentes em suas casas e, quando permitida, em hospitais, em razão da pandemia e de seus desdobramentos; o uso das redes sociais para reuniões, orientação preventiva na saúde e apoio mútuo para o trabalho da Pastoral da Saúde; e a realização de campanhas de medicamentos e de alimentos, para atendimento básico nutricional.

Ainda na reunião, os agentes pensaram em propostas para a Pastoral da Saúde a partir do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), vigente para os anos de 2022 a 2026. A partir do pilar da Caridade do documento, os presentes perceberam a necessidade de assumir a “mística do cuidado” para com os necessitados, especialmente os enfermos e doentes, bem como dar atenção às políticas públicas ligadas à saúde.

Além disso, eles colocaram como orientações práticas para a pastoral:

  • Acompanhar o Conselho Municipal de Saúde e participar das conferências municipais ligadas à saúde pública;
  • Investir em parcerias dentro e fora da Igreja;
  • Investir em novos agentes para esta pastoral e em sua capacitação pastoral;
  • Oferecer atenções especiais à situação de enfermidades, como da saúde mental e da dependência química;
  • Investir em trabalhos preventivos, como da alimentação saudável.

Prioridades da Pastoral da Saúde para 2023

Também durante o encontro foram definidas as prioridades da pastoral para este ano. Para isso, foi firmado o compromisso de constituir as coordenações da Pastoral da Saúde nas cinco regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana, bem como organizá-la em mais paróquias, de modo a ampliar a sua atuação.

Além disso, foi apontada também a necessidade de reorganizar a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral, uma vez que, atualmente, encontra-se sem assessor. Para isso, sugeriu-se trabalhar, com o apoio dos vigários episcopais, para que haja um assessor religioso (padre, diácono, religiosa) em cada região pastoral e, com o Coordenador Arquidiocesano, para que se tenha um Assessor Arquidiocesano.

Ao final da reunião, os agentes da pastoral da saúde se prontificaram, nos seus regionais, em ampliar os trabalhos desta pastoral. Ainda, foi confiado à Secretaria Arquidiocesana de Pastoral ajudar para que se tenham os assessores necessários para fomento e melhor organização da pastoral da saúde na arquidiocese.

Para este ano, estão previstas ainda mais três reuniões: 17 de junho, 16 de setembro e 16 de dezembro.

Com informações da Pastoral da Saúde

Fotos: Edina da Silva Marciano

Agenda