sábado

, 21 de dezembro de 2024

Pastoral da Sobriedade, da Arquidiocese, faz Assembleia eletiva e avaliativa

09 de dezembro de 2024 Arquidiocese

A Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Mariana fez sua Assembleia eletiva e de avaliação, dia 30 de novembro, no Centro de Pastoral Arquidiocesano, bem como, apresentou o seu calendário para o ano de 2025.

Com o tema: “Sobriedade-Caminho da Esperança”, o Assessor Eclesiástico, Padre Ronaldo Henrique Furtado e a Coordenadora Arquidiocesana, Roseli da Silva, conduziram o encontro, que teve a participação de mais de 22 representantes das diferentes cidades e grupos da Arquidiocese.

Padre Ronaldo iniciou a reunião com a oração, proclamando o Evangelho de Lucas 21, 25-28, 34-36. Em seguida, passou para a avaliação dos Grupos de Autoajuda, em que foram destacadas as seguintes conquistas: Dependentes e Codependentes que venceram as suas dificuldades após participarem ativamente das reuniões dos grupos de autoajuda; testemunhos de dependentes que afirmam que a Pastoral mudou as suas vidas; ajuda aos moradores de rua com alimentos e roupas; divulgação sobre o que é a Pastoral da Sobriedade e visitantes nas reuniões.

Como desafios, foram apresentados os seguintes assuntos: ansiedades dos codependentes querendo a cura imediata e a falta de persistência e perseverança nas reuniões; número escasso de agentes e recaídas de coordenadores; preconceitos e falta de credibilidade para com a Pastoral da Sobriedade.

Após os comentários avaliativos, Padre Ronaldo, juntamente com a Coordenadora Roseli, apresentou o Calendário da Pastoral para 2025 sendo discutidas as datas e aprovadas por todos.

Nova Coordenação

Para estar a frente dos trabalhos nos próximos dois anos, foram indicados alguns nomes para a nova coordenação e assessoria Eclesiástica da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese e para as regiões.

Sendo eleitos:
Assessor: Padre Ronaldo Henrique Furtado;
Coordenador: Elismar Andrade de Oliveira;
Vice Coordenadora: Marilúsia Vieira de Rezende;
Secretário: Jorge Agnair Lopes da Silva;
Tesoureiro: Alexandre Barreto.

Assessores regionais:
Região Sul: Lúcia, de Barbacena (MG);
Região Norte: Vicente, de Lavras Novas (MG);
Região Oeste: Valéria, de Conselheiro Lafaiete (MG);
Região Leste: Roseli, de Viçosa (MG).

Segundo o Padre Ronaldo, o momento foi muito significativo e participativo para todos, ao refletir sobre o caminho de esperança que pode se trilhar para elevar a pastoral da Sobriedade. Além disso, houve a avaliação dos trabalhos realizados em 2024, os desafios, as conquistas e a estruturação do calendário de atividades para 2025.

“Com a graça de Deus a Pastoral da Sobriedade caminha firme na fé, perseverante na esperança de viver iluminados por Deus, pela intercessão de Nossa Senhora da Piedade, padroeira desta Pastoral”, destaca padre Ronaldo.

Texto: Roseli da Silva, Marilúsia Vieira de Rezende e Padre Ronaldo Henrique Furtado – Adaptado. 
Fotos: Jorge Agnair Lopes da Silva e padre Ronaldo Henrique Furtado.