terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Pastoral Familiar da forania de Alto Rio Doce realiza retiro espiritual em Cipotânea

15 de outubro de 2019 Arquidiocese

A Pastoral Familiar das cinco paróquias da forania de Alto Rio Doce, na Região Pastoral Mariana Sul, realizou um retiro espiritual na paróquia de São Caetano, em Cipotânea, no último domingo (13), com a orientação do padre Adilson Luiz Umbelino Couto, formador do Seminário de Mariana. O encontro, que começou às 8h e terminou com a celebração eucarística às 16h, teve a participação de todas as paróquias, totalizando 50 casais. Padre Rogério Venâncio Rezende, pároco local, foi ao retiro e deu uma palavra de incentivo aos participantes. O vocacionado do GOV Maicon Policarpo também ajudou na preparação e condução da oração inicial do retiro.

O tema rezado foi “a busca da santidade”, a partir da encíclica Gaudete et Exsultate do Papa Francisco. Outra inspiração trazida para as meditações foi a proposta do Mês Missionário Extraordinário. Durante o encontro, os casais tiveram a oportunidade de “conversa a dois”, e realizar pequenas partilhas a partir de cada uma das 4 meditações que contemplaram as bem-aventuranças do sermão da montanha de Mateus, como está na encíclica papal.

Segundo o orientador do retiro, este momento foi de muita graça e intensidade espiritual para a vida das famílias ali representadas, assim como suas comunidades e o trabalho da pastoral familiar. “Agradecemos a Deus este momento, e nossa gratidão também por cada casal que veio participar conosco deste retiro que quer ser uma parada restauradora para todos nesta caminhada desafiadora do nosso tempo. Com a intercessão de Nossa Senhora das Dores (Desterro e Remédios), São José e São Caetano, nossos padroeiros, que cada família possa seguir com fé, coragem e alegria sua missão na Igreja e no mundo”, disse o padre Adilson no início do retiro.

“Outro ponto a destacar foi o empenho da coordenação da pastoral familiar na forania e o empenho da paróquia de Cipotânea pela acolhida e organização. Parabenizamos as paróquias de Desterro do Melo, Dores do Turvo, Senhoras dos Remédios, Alto Rio Doce, Cipotânea pela adesão e bonita participação, no retiro”, completou o padre convidado para o encontro.

 

Agenda