segunda-feira

, 04 de março de 2024

Pastoral Familiar da Forania de Rio Pomba analisa a atuação da pastoral desde o início da pandemia

16 de novembro de 2022 Arquidiocese

A Forania de Rio Pomba realizou no último sábado, 12 de novembro, na Paróquia de São Manoel, em Rio Pomba (MG), a primeira reunião presencial da Pastoral Familiar desde o início da pandemia. Com comparecimento de representantes das oito paróquias da forania, a reunião apresentou como pauta principal a escuta de cada coordenador, realizando uma análise para futuro diagnóstico da situação desta pastoral em cada paróquia.

A gratidão pelo retorno as atividades presenciais foram marcantes na fala de cada um, demonstrando a alegria e satisfação em estar de novo diante dos irmãos de caminhada.

O casal Coordenador da Pastoral na Forania, Willian Paiva de Oliveira e Vanilda Bernardina Paiva, conduziu a reunião em forma de encontro, ressaltando a importância de cada um dos casais presentes junto as suas paróquias. Os novos participantes tiveram a oportunidade de se apresentar e conhecer os demais casais participantes.

“A reunião foi muito produtiva e vimos a necessidade de sairmos ao encontro daqueles que se afastaram e ouvi-los para reconstruirmos a Pastoral Familiar”, afirmou o coordenador da Forania, William Paiva.

O casal Ângela Maria e Mauri, da Paróquia de São Sebastião, em Paiva (MG), obtive uma impressão bastante positiva da reunião: “Tivemos a primeira reunião em Rio Pomba, sábado dia 12, sendo um momento de muita emoção, pois há muito tempo não nos encontrávamos pessoalmente. Um ponto importante é que estavam presentes os representantes de todas as paróquias da forania. Willian e Vanessa conduziram bem a reunião possibilitando conhecermos os novos integrantes da pastoral. O assunto principal foi o diagnostico da Pastoral nas paróquias, sendo que cada um teve oportunidade de destacar pontos negativos e positivos. Notamos a falta de pessoas dispostas a assumir compromissos junto a pastoral nas paróquias, sendo esse um desafio para todos nós, coordenadores. Caminhamos mesmo assim, não paramos mesmo durante a pandemia”.

O casal Coordenador da Pastoral da Paróquia São Manoel, em Rio Pomba, Geovani Nunes da Silva e Marcela Martins Araújo Nunes, também se entusiasmou com a retomada presencial. “A reunião foi muito boa e cheia de esperança de que no próximo ano a caminhada seja ainda melhor e abrangente! Falamos de como caminha a pastoral em nossas paróquias. Foi uma injeção de ânimo! Se Deus quiser, e a Sagrada Família abençoar, ano que vem será um ano muito produtivo e cheio de trabalho para que possamos orar e fazer o que for preciso para nossas famílias!”, pontuaram Geovani e Marcela.

A próxima reunião da forania acontece em fevereiro do próximo ano e trará como pauta principal a organização da agenda 2023.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Foto: Willian Paiva de Oliveira, coordenador na forania

Agenda