quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Pastoral Familiar da Forania de Viçosa promove formação sobre a importância da acolhida

21 de maio de 2024 Arquidiocese

A Pastoral Familiar da Forania de Viçosa reuniu-se no último sábado, 18 de maio, na Paróquia do Divino Espírito Santo, em Divinésia (MG), para um encontro de formação, oração e troca de experiências. Foi um momento de grande enriquecimento espiritual e comunitário, onde quase todas as paróquias da Forania estiveram presentes.

A acolhida calorosa do pároco, Padre Joaquim Moreira Paes, e da Pastoral Familiar paroquial marcou o início do encontro. Eles expressaram sua alegria em receber os casais e famílias que vieram representar suas paróquias, reforçando a importância da união e do apoio mútuo. Também esteve presente o Vigário Episcopal, Padre Luiz da Paixão Rodrigues, cujas palavras de apoio e orientação foram inspiradoras para todos os presentes.

O encontro iniciou-se com uma oração e a partilha do Evangelho do dia. Em seguida, aconteceu um momento de formação focado na importância da “Acolhida” na comunidade. A partir do tema, discutiu-se discutindo desde a recepção no início das missas até a criação de oportunidades de participação para todos, especialmente aqueles que se sentem excluídos.

A Pastoral Familiar tem um papel crucial na busca e acolhimento das famílias que enfrentam dificuldades, casais que ainda não receberam o Sacramento do Matrimônio, casais em segunda união e todos os que enfrentam desafios diversos.

À ocasião, foram partilhadas experiências bem-sucedidas de algumas paróquias, que serviram de inspiração, e também testemunhos sobre as dificuldades enfrentadas, incentivando a troca de dicas e apoio mútuo entre as paróquias.

Durante o encontro, também foram acertados os detalhes sobre o Retiro Espiritual da Pastoral Familiar da Forania de Viçosa, que será realizado na Paróquia Santo Antônio, em Teixeiras (MG), no dia 23 de junho de 2024, sob a condução dos seminaristas Moisés e Lucas.

Além disso, os preparativos para a Semana Nacional da Família, que será celebrada em agosto, também foram abordados. Cada paróquia compartilhou suas experiências anteriores, visando inspirar e fortalecer a programação deste ano.

A formação foi encerrada com a bênção concedida pelo Padre Joaquim, e um delicioso almoço oferecido pela Paróquia do Divino Espírito Santo.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia N. Sra. Do Rosário de Fátima (Parfatima)