sábado

, 25 de maio de 2024

Pastoral Familiar da Região Mariana Sul promove formação para agentes da Forania de Barbacena

15 de maio de 2024 Arquidiocese

A Coordenação da Pastoral Familiar na Região Mariana Sul realizou, no dia 27 de abril, um encontro formativo para agentes da Forania de Barbacena. O encontro, que aconteceu no Centro de Pastoral Regional, contou com grande adesão de casais das 15 paróquias que compõem a Forania. Ao todo, 40 pessoas participaram do momento.

Com assessoria do Coordenador da Pastoral Familiar para Casos Especiais, Jorge Agnair Lopes, os presentes participaram de uma formação sobre o “Documento 68 da Igreja: Itinerários catecumenais para a Vida Matrimonial”. Na oportunidade, os participantes estudaram sobre cada momento de preparação para o matrimônio: catequese, juventude, namoro, noivado, casamento, família jovem até casais idosos.

“São variáveis que podemos usar para evangelização, desde a infância até os idosos. Procuramos fazer uma formação muito proveitosa e dinâmica. Os questionamentos levantados foram muito bem-vindos e auxiliaram bastante em elevar a qualidade da formação”, avaliou Jorge.

Para Maria Aparecida dos Santos, da Pastoral Familiar da Paróquia Santo Antônio, em Barbacena, é importante receber novas informações para corrigir alguns conceitos. “A formação nos trouxe muito conhecimento, aprendi muita coisa. Pelo que ouvimos, percebemos que erramos muito, mas que conseguimos aprender ainda mais para continuar nosso trabalho de evangelização enquanto Pastoral Familiar”, disse.

A Pastoral Familiar continua com sua agenda de formações para as demais foranias, com datas a serem programadas junto aos vigários forâneos, de acordo com a programação regional destinada ao trabalho pastoral em cada uma das quatro foranias. Como não foi possível durante o encontro da Forania de Barbacena abordar sobre pré-matrimônio, uma nova data será agendada para tratar do tema.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos
Fotos: Pastoral Familiar – Forania Barbacena