sábado

, 25 de maio de 2024

Pastoral Familiar escolhe novas coordenações a nível Arquidiocesano e para o Setor Vida

12 de julho de 2021 Arquidiocese

No último dia 03 de julho, aconteceu virtualmente a Assembleia Eletiva da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Mariana. À ocasião, estiveram presentes a atual coordenação e toda equipe arquidiocesana da pastoral, o Assessor Arquidiocesano, padre Luiz Roberto de Souza, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, os casais coordenadores da Arquidiocese, das regiões e das foranias, o casal arquidiocesano do Encontro de Casais com Cristo (ECC), Mônica Bomtempo Reis Soares e Bruno Gaudereto Soares, e os padres Oldair de Paulo Mateus e José Julião da Silva. Durante o encontro, foram escolhidos os novos casais coordenadores a nível Arquidiocesano e para o Setor Vida da pastoral. 

Ao acolher os participantes da Assembleia, o atual casal coordenador da Pastoral Familiar, Thelma Rosane Trindade e Marcos Antônio Trindade, falaram sobre a experiência à frente da pastoral, destacando que é somente um nome, mas que na verdade uma coordenação só acontece positivamente quando há uma equipe que se dedica e não mede esforços para que tudo seja feito da melhor maneira. Em seguida, o casal de coordenadores da Região Mariana Oeste, Álvaro e Sandra, conduziu o momento de oração.

Em sua fala, o Assessor Arquidiocesano da Pastoral Familiar, padre Luiz Roberto, agradeceu o carinho dos trabalhos realizados pela coordenação da pastoral e abordou sobre a exortação apostólica “Amoris Laetitia”, que neste ano comemora cinco anos de sua publicação, e as perspectivas pastorais. 

Por sua vez, padre Edmar parabenizou o empenho da Pastoral Familiar, que não parou as suas atividades durante este período de pandemia, e os seus esforços para, em conjunto, somar forças em nome da fé e em prol das famílias. Além disso, ele refletiu sobre as lições do impacto pastoral e de um novo olhar pós-pandemia.

“Podemos dizer que a assembleia, mesmo de maneira virtual, teve uma participação muito positiva e, com certeza, trouxe para nós uma ótima troca de experiência e ânimo pastoral”, avaliou Thelma.

Escolha dos novos casais

O link para a votação da escolha dos novos casais de coordenadores foi disponibilizado após a oração inicial. Ao final da assembleia, foram revelados os nomes dos escolhidos:

  • Arquidiocesano: Alexandre Natal Gallo e Bianca de Fátima Vaz Gallo ― Paróquia de São Sebastião, em Itabirito (MG);
  • Setor vida: William Douglas Gonçalves Rodrigues e Isabela Ferreira Dias Rodrigues ― Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Itabirito (MG).

De acordo com Thelma, a formação da equipe se inicia agora, quando os coordenadores irão terminar a sua formação, e, posteriormente, fazer os convites dos novos membros. Entretanto, eles iniciarão seus trabalhos somente a partir de janeiro de 2022. 

Para ela, o sentimento sobre o tempo dedicado à coordenação da Pastoral Familiar, é de gratidão, principalmente a Deus, pela oportunidade de servir. “Nós passamos por essa experiência cheios das bênçãos de Deus e também com um pouco mais de vivência para dedicar cada vez mais a nossa paróquia”, destacou agradecendo a todos que acompanharam a sua trajetória e a do seu marido, Marcos, na coordenação arquidiocesana da pastoral.

Já Bianca Gallo ressaltou que é com muita responsabilidade e alegria que ela e o seu marido irão assumir os trabalhos de uma pastoral que “vê a família como a salvação da humanidade ― conforme o Papa João Paulo II anunciava”. De acordo com ela, que atua na pastoral desde 2001, o maior desafio a ser enfrentado será “fazer chegar a todas as paróquias a visão da Pastoral Familiar em tempos de pandemia, como também não deixar esmorecer os trabalhos dos agentes”.

Jornal Pastoral

Na última edição do Jornal Pastoral, o padre Luiz Roberto de Souza concedeu uma entrevista sobre a atuação da Pastoral Familiar durante a pandemia, a exortação apostólica “Amoris Laetitia” e o ano da família convocado pelo Papa Francisco. Clique aqui para ler

Com a colaboração e imagens de Thelma Trindade