quinta-feira

, 28 de março de 2024

Pastoral Familiar lança os subsídios Hora da Família e Hora da Vida para 2022

04 de janeiro de 2022 Igreja no Brasil

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) lançou os subsídios Hora da Família e Hora da Vida para o ano de 2022. Os materiais utilizados respectivamente nas Semanas Nacionais da Família, em agosto, e da Vida, em outubro, a partir de agora estarão em uma única publicação.

Um dos objetivos mais importantes do trabalho da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, neste quadriênio, é concretizar o Serviço à Vida como parte indissociável do trabalho da Pastoral Familiar. Por isso, a Semana Nacional da Família e a Semana Nacional da Vida, embora aconteçam em meses diferentes, são complementares”, justifica o assessor da Comissão e Vida e Família e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães dos Santos.

Padre Crispim também recorda que a decisão de fazer a impressão dos dois materiais no livreto levou em consideração a “indissociabilidade” dos dois subsídios e mais outros três motivos: o apelo de alguns Regionais para juntar os dois livretos; a economia que é possível na impressão e no transporte, “facilitando a vida dos Regionais, em um momento de crise econômica do país”; e a possibilidade de, com um pequeno valor a mais, as comunidades que já utilizam com frequência o Hora da Família de agosto terem também o Hora da Vida, “fazendo-o acessível a todos e aumentando a consciência para o trabalho com a defesa, promoção e cuidado da vida”.

Hora da Família

O subsídio Hora da Família para a Semana Nacional da Família de 2022 tem como tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”, em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias convocado pelo Papa Francisco e o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o final de agosto em Governador Celso Ramos, na arquidiocese de Florianópolis (SC).

São oferecidos sete roteiros para os encontros da Semana Nacional da Família e uma sugestão de celebração para o Dia dos Pais.

 

Hora da Vida

Já o subsídio para a Semana Nacional da Vida 2022, de 1º a 7 de outubro, incluído no mesmo livreto que o material para o mês de agosto, tem como centro das reflexões a temática “Serviço à vida: caminho de fecundidade”. Também são oferecidos sete roteiros para os encontros de reflexão. Ao final, o material contém a sugestão para celebrar o Dia do Nascituro, em 8 de outubro, com o tema “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”.

“Neste clima do ‘Amor Familiar: caminho e vocação de santidade’, o Hora da Família e o Hora da Vida se unem para um mesmo e único itinerário vivencial: o amor familiar gerando frutos de comunhão, participação e missão”, destaca o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

 

Adquira

O livreto com o Hora da Família e o Hora da Vida de 2022 pode ser adquirido pelo site lojacnpf.org.br. O material impresso tem previsão de remessa para todo o Brasil a partir do dia 10 de janeiro de 2022. Para quem quiser ter o material na versão digital, é possível adquirir pelo aplicativo Estante Pastoral Familiar.

Texto e imagens: CNBB

Agenda