quinta-feira

, 04 de julho de 2024

Pastoral Universitária, de Ouro Preto, realiza a Novena de Natal 2023

14 de dezembro de 2023 Arquidiocese

A Pastoral Universitária da cidade de Ouro Preto (MG) realizou, entre os dias 29 de novembro e 11 de dezembro, no campus da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a Novena de Natal 2023 com os estudantes.

Preparando-se para a primeira vinda do Senhor, os universitários concluíram o novenário na última terça-feira, 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Na ocasião, o encerramento foi marcado pela celebração da missa no auditório do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb), pelo Padre Wesley Pires dos Santos, quem está acompanhando a pastoral.

Segundo Padre Wesley, essa foi uma experiência única da graça de Deus para a vida dos universitários. Mesmo diante das dificuldades no início da novena, quando a universidade fechou por causa de problemas relacionados à água, os jovens perseveraram se reunindo, se encontrando e rezando.

“Momento de preparar o coração para o Salvador que quer nascer em nossos corações. Esse encontro é sinal bonito da presença da Igreja na universidade, que traz alegria e esperança aos estudantes deste tempo”, disse o presbítero.

A universitária do curso de Engenharia de Minas da Ufop, Lhays Calixto Silva Souza, compartilhou seu testemunho sobre a realização da Novena de Natal. A jovem de 23 anos é também missionária na Comunidade Colo de Deus. Confira na íntegra:

“Estamos adentrando o período do Advento, essas semanas que antecedem a celebração do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esse momento representa uma preparação profunda para o Natal, que vai além de simplesmente comemorar o aniversário de alguém que amamos. Preparar-se adequadamente para o Natal significa abrir espaço para a chegada de Jesus em nossas almas, mas para contemplar a luz divina, é necessário apagar as luzes terrenas.

A convite do Padre Wesley Pires começamos a rezar a novena de Natal durante os nove dias, às 12h10, na Universidade Federal de Ouro Preto. Reunimos jovens da Pastoral Universitária, do Grupo de Oração Universitário (GOU) e da Acrópole Universitária.

Na correria do cotidiano, conseguimos parar e dedicarmos tempo a meditações, orações, leituras da Palavra e momentos de partilha; partilhas que tem nos unido, tem aumentado a nossa fé e nos dando um impulso para evangelizar outros jovens.

As meditações têm nos levado a desejar ser mais íntimo da Palavra de Deus, a aproximar da devoção a Virgem Maria, aquela que nos molda, compreendendo que pelo sim de Maria, temos a salvação e como ela temos que ser obedientes, humildes e fiéis ao que Deus nos pede. Todos os dias tivemos um encontro com aquele que é o caminho, a verdade e a vida. É motivo de imensa alegria ver jovens universitários se unindo em oração para mergulhar no mistério da encarnação, e para honrar o Verbo encarnado.

Vos pedimos por meio dessa novena em honra ao mistério de sua natividade, e da intercessão de vossa Mãe Santíssima, que abençoeis os nossos estudos e obras e nos deis a graça e de vos seguir os passos todos os dias de nossas vidas”. (Lhays Calixto Silva Souza)

A última edição do Jornal Pastoral traz um artigo do Padre Lucas Muniz sobre a espiritualidade no Natal. LEIA AQUI

Texto e fotos: Pastoral Universitária