segunda-feira

, 15 de abril de 2024

Padre Marcos Macário Mendes toma posse como pároco e Reitor da Basílica de São José Operário

21 de fevereiro de 2022 Arquidiocese

Na última quinta-feira, 17 de fevereiro, o padre Marcos Macário Mendes tomou posse canônica como pároco da Paróquia-Basílica de São José Operário, na cidade de Barbacena (MG). A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e contou com a presença de vários presbíteros, seminaristas, diáconos, paroquianos e representantes de pastorais e movimentos, bem como dos amigos e familiares do padre Marcos vindos de sua terra natal, Santa Bárbara do Tugúrio (MG) e da sua paróquia anterior, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG).

Em sua homilia, Dom Airton apontou as responsabilidades do pároco na comunidade paroquial, bem como a responsabilidade de todos os fiéis de rezar pelos seus pastores, pedindo a Deus que os guarde, os proteja de todo o mal e os faça cada vez mais firmes, alegres, esperançosos e corajosos na missão.

No fim da celebração, um membro do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), José Antônio Reis, em nome dos paroquianos, dirigiu palavras de acolhida ao novo pároco, demonstrando o coração aberto da paróquia e a disponibilidade de serviço e colaboração de todos os paroquianos nos trabalhos a serem ali desempenhados.

Em seu agradecimento, ao final da celebração, Pe. Marcos recordou as tantas visitas à Basílica desde sua juventude, especialmente no jubileu de São José Operário, e reafirmou o compromisso de dedicação ao serviço do Reino de Deus naquela paróquia, em postura de serviço e colaboração, caminhando junto com os paroquianos e oferecendo aos fiéis de modo abundante a graça sacramental, especialmente nos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação ali naquele Santuário Basílica. 

Texto: Pascom – Basílica de São José

Fotos: Januário Basílio

 

Agenda