quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Peça histórica é encontrada durante as obras de restauração da igreja de Camargos

15 de setembro de 2023 Arquidiocese

As obras de restauração civil e dos elementos artísticos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Camargos (MG), distrito de Mariana, estão em ritmo acelerado. Iniciadas em agosto deste ano, nesta semana, os restauradores que trabalham no local tiveram uma grande surpresa: a descoberta de um livro histórico.

Segundo a restauradora Dulce Consuelo da Mata Azeredo e Senra, Sócia da empresa Cantaria, o livro estava citado no projeto de restauração, mas não havia indicação de local de sua integração, bem como sem se saber exatamente onde estava. O objeto foi encontrado quando se fazia a limpeza do camarim de um dos retábulos colaterais da Igreja, soterrado em meio aos escombros de uma parede.

“Essa peça faz parte do retábulo colateral de Nossa Senhora das Dores, que tem um Medalhão, onde o livro fica encaixado, ao meio do coração”, descreve a restauradora. De acordo com Dulce, não se trata um livro com inscrições, mas sim uma peça entalhada em madeira, com cerca de 0,10 cm de comprimento. “Tão perfeito que se quer abri-lo para leitura. É impressionante”, enfatiza a restauradora.

Foto: Divulgação