sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Piedade de Ponte Nova festeja São Judas Tadeu

01 de novembro de 2022 Arquidiocese

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova (MG), pertencente à Região Leste da Arquidiocese de Mariana, celebrou de 19 a 29 de outubro a novena e festa em honra de São Judas Tadeu. Piedade de Ponte Nova possui duas grandes Igrejas, a Matriz de Nossa Senhora da Piedade no centro da cidade e ao final da cidade a Igreja de São Judas Tadeu.

Este ano, o Pároco, Padre Fabiano Alves de Assis, resolveu juntamente com a comunidade realizar uma novena em honra a São Judas Tadeu, contando com a presença de vários padres para render louvores a Deus ao celebrar a memória de São Judas Tadeu. A celebração foi enriquecida com alguns destaques que fizeram com que a festa fosse melhor aproveitada.

Primeiramente, contou-se com a presença de dois ex-párocos de Piedade de Ponte Nova: o Padre José Evangelista, atual Vigário Paroquial da Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia em Viçosa (MG), e do Mons. Dr. Luiz Antônio Reis Costa, atual Pároco da Paróquia Santo Antônio em Itaverava (MG) e Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana.

A senhora Ireni Gessi classificou a presença dos ex-párocos como um momento de matar a saudade daqueles que com muito amor pastorearam o rebanho do Senhor presente em Piedade de Ponte Nova. Também a senhora Leciuda Juvêncio disse ter sido um momento de muita graça de Deus poder revê-los.

Na sexta-feira, dia 21, houve uma apresentação cultural da banda “Padre José Evangelista e Banda”, momento de muita descontração e alegria em participar do momento cultural com a presença do Padre José. A senhora Adriana Ramos ressaltou a alegria que foi participar daquele momento cultural, pontuando que o sacerdote, com qualidade, trouxe músicas conhecidas da população piedadense e animou aquele momento da festa.

Uma segunda novidade foi a Cristoteca realizada no salão paroquial no dia 22 de outubro. Voltado para a evangelização da juventude, o momento foi organizado pelos jovens de Piedade juntamente com o pároco. Segundo as jovens Alaiane e Alaine, “o evento foi muito importante para despertar a atenção da juventude para a vida de fé e a vida de Igreja!”. Segundo os jovens Taffarel Brangioni e Samuel Pires, “foi muito boa a organização do evento e atingiu o objetivo de despertar a atenção da juventude”.

Uma terceira novidade foi a celebração do aniversário de ordenação presbiteral do Pároco, Padre Fabiano Alves, ocorrida no dia 27 de outubro. Uma linda concelebração eucarística foi presidida pelo pároco e a reflexão ficou por conta do Padre Lucas Germano de Azevedo, amigo de longa data do Pároco. Em sua homilia, Padre Lucas ressaltou a dimensão de combate espiritual que é a vida do presbítero e a beleza de ser padre, conforme propunha a liturgia do dia.

Ressaltou ainda a dedicação do Padre Fabiano à frente do seu povo e o quanto ele ama Piedade de Ponte Nova. Por sua vez, Padre Fabiano Alves, parafraseando Padre Paulo Dionê Quintão, disse que “para ele, viver e ser padre é tudo a mesma coisa”. Já parafraseando Padre Luiz Duque, pároco e professor emérito da Arquidiocese de Juiz de Fora, que esteve na novena juntamente com Padre Rodney Silva – Pároco da Paróquia Bom Jesus da Cana Verde em Tabuleiro (MG), “considerei todas as riquezas do mundo, não encontrei dentre elas, riqueza maior que o sacerdócio”, disse de sua felicidade em ser padre e em ser pároco de Piedade de Ponte Nova e se disse ser “O pároco mais feliz do mundo!”. A comunidade prestou homenagens e ofereceu presentes ao Padre Fabiano em gratidão por seus trabalhos prestados à Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

Outra novidade deste ano de 2022 foi a apresentação da banda de Congo com integrantes de Paula Cândido e de Coimbra, dentre eles o pai do Pároco, o senhor José da Efigênia. A comunidade acolheu com muita alegria e se mostrou encantada com a apresentação da banda de Congo em homenagem a São Judas Tadeu e a Nossa Senhora do Rosário. Caminhando pelas ruas da cidade, a comunidade foi despertada para essa beleza da religiosidade popular e pediram ao Pároco que os traga outras vezes a Piedade de Ponte Nova. Até o nosso pároco caiu na dança, recordando o seu tempo de criança em que participava junto com seus pais da banda de Congo.

Por fim, a Santa Missa do dia de São Judas Tadeu foi presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, Mon. Dr. Luiz Antônio, que em sua homilia ressaltou as inúmeras graças que o próprio e tantas outras pessoas alcançaram por intercessão de São Judas Tadeu e motivou a comunidade local a construir um caminho de amizade com São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis.

Padre Fabiano Alves agradeceu o empenho de todos na organização da festa deste ano e retomou o incentivo dado pelo Monsenhor Luiz Antônio para que seja construída na Paróquia uma amizade com São Judas Tadeu, celebrando-o a todo dia 28 de cada mês.

Ao fazer um balanço da festa, o pároco afirmou que “graças a Deus, a novena e festa foram bem participadas, todos os dias contando com a presença de bastantes fieis! Deus seja louvado por tudo que Ele possibilitou-nos viver através de São Judas Tadeu e que possamos colher os frutos!”.

Texto e fotos: Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Piedade de Ponte Nova – MG

Agenda