No dia 13 de maio, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova (MG), celebrou os 25 anos de ordenação presbiteral do Padre Luiz Antônio Reis Costa. O sacerdote foi pároco em Piedade de Ponte Nova (MG) entre os anos de 2013 e 2016.
Com a participação de numerosos fiéis, a Santa Missa foi concelebrada pelo atual Pároco e Chanceler do Arcebispado da Arquidiocese de Mariana, Padre Fabiano Alves de Assis, e concelebrada pelos seguintes presbíteros: o Administrador Paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga (MG), Padre Carlos Geovane Nunes Magri; o Administrador Paroquial da Paróquia São José, em Pedra Bonita (MG), Padre Waldeir da Paixão Silva; e pelo Vigário Paroquial da Paróquia Santa Luzia, em Carangola (MG), Padre Higor Luiz Arantes Nepomuceno.
Padre Luiz Antônio, em sua homilia, ressaltou o quanto foi guiado na vida de fé por sua mãe biológica e por sua mãe do céu, Nossa Senhora. Ressaltou a importância de uma intenção de Missa marcada por sua mãe por ocasião de seu aniversário ao completar 18 anos e pela visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto (MG).
Estas duas experiências foram fundamentais para a sua vida de fé e despertar vocacional. Por isso, ele escolheu ser ordenado na véspera do dia de Nossa Senhora de Fátima para poder presidir a celebração da Missa pela primeira vez no dia da Virgem de Fátima. Padre Luiz Antônio, por sua vez, falou sobre o significado de ter presidido sua primeira Missa em um dia de Nossa Senhora de Fátima, agradeceu ao nosso Pároco pela celebração e disse: “Feliz o Padre que tem a graça de ser Pároco em Piedade de Ponte Nova!”
Por ser maio, as crianças se vestem de anjinho para homenagear a imagem da Virgem Maria. Neste dia, Sarah Baião, homenageou a imagem de Nossa Senhora da Conceição, juntamente com várias crianças da comunidade paroquial.
Ao final da celebração, os paroquianos rederam muitas homenagens, celebrando dignamente os 25 anos de sacerdócio do ex-pároco e jubilando. Foi entregue aos fiéis um marcador de leitura contendo uma oração e as motivações para Celebração Eucarística.
A senhora Leila Veiga declamou um poema ao Bom Pastor, homenageando o Pastor Supremo, Jesus Cristo, que não deixa de honrar a Paróquia Nossa Senhora da Piedade com bons pastores, dentre eles, o jubilando da noite.
O Pároco Padre Fabiano entregou uma placa ao Padre Luiz em nome dos paroquianos com os dizeres:
“Que poderei retribuir ao Senhor, pelos imensos benefícios que me fez?” Sl 115
A Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Ponte Nova – MG louva e agradece a Deus pelos 25 anos de sacerdócio do Revmo. Pe. Dr. Luiz Antônio Reis Costa que foi nosso Pároco de 31 de janeiro de 2013 a 16 de abril de 2016. Muito obrigado por ter sido entre nós padre zeloso e piedoso, grande pregador do Evangelho e da doutrina de Cristo, reformador de Igreja, veio reanimar a fé do povo piedadense, recuperar as antigas e belas tradições Católicas e, sobretudo, curar os corações feridos. Incentivador das Pastorais e Movimentos. Amigo da Juventude. Incentivador do Serviço da Caridade. Nossa Paróquia, saudosa do seu ex-pároco, celebra com ele vibrando de alegria o seu jubileu de prata sacerdotal! A Virgem Mãe da Piedade e São Judas Tadeu continue intercedendo para que exerça o sacerdócio de modo feliz e fecundo!
Parabéns Pe. Dr. Luiz Antônio Reis Costa! Piedade de Ponte Nova, 13 de maio de 2025. Ano Jubilar da Esperança – Memória da Bem Aventurada Virgem Maria de Fátima”
Durante as homenagens, Padre Fabiano consagrou o ministério sacerdotal do Padre Luiz Antônio e de toda a comunidade presente, à intercessão da Senhora da Piedade, padroeira da mencionada paróquia.
A Pastoral da Comunicação (Pascom) preparou um vídeo com depoimentos e fotos do paroquiato do Padre Luiz Antônio, em Piedade de Ponte Nova (MG). Muitos fatos foram contados, causando grande emoção no jubilando e nos presentes. Fato repetido em vários depoimentos foi o período de grande estiagem que levou ao racionamento de água e o jubilando organizou uma Prece junto à comunidade Santo Antônio das Pacas e ao terceiro dia de Prece a chuva caiu abundantemente.
Este fato marcou o paroquiato do jubilando, sendo contado como verdadeiro milagre. Outro fato muito citado foi a conclusão das obras da Igreja de São Judas Tadeu e o estabelecimento de um horário de Missa dominical naquele Templo Sagrado.
Por fim, a paroquiana Natália Brum Pereira, leu uma mensagem que resume bem o paroquiato do presbítero em Piedade de Ponte Nova. Na mensagem, destacou-se: pároco zeloso, grande devoto da Virgem Maria e de São Judas Tadeu, presença junto aos idosos, incentivador das Pastorais e Movimentos, reformador de Igreja, incentivador das Tradições, formador e professor dos novos padres, pregador de retiros, amigo do povo de Piedade de Ponte Nova.
Para Padre Fabiano Alves “foi um momento de muita graça de Deus celebrar os 25 anos de sacerdócio de um ex-pároco que tanto bem fez à nossa comunidade paroquial e que é tão amado por nós!”.
Ao final, Padre Luiz Antônio agradeceu a comunidade e ao pároco Padre Fabiano Alves de Assis pela organização da festa e aos padres que vieram concelebrar. Após a Missa, os fiéis abraçaram o jubilando e registraram o momento de carinho em fotografia.
Texto e fotografias: Pascom Paróquia Nossa Senhora da Piedade – adaptado.
Veja a Santa Missa completa clicando no link abaixo: