terça-feira

, 16 de julho de 2024

Praça da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, levará o nome do Monsenhor Hermenegildo

12 de julho de 2023 Arquidiocese

Na noite da quinta-feira, 06 de julho, a Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete aprovou por unanimidade, a alteração na legislação que prevê a mudança no nome da praça onde está localizada a Basílica do Sagrado Coração de Jesus. O local que leva o nome de Astor Viana, antigo professor da cidade será denominada como praça Monsenhor Hermenegildo.

O projeto de iniciativa popular que partiu da comunidade da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi apresentado pelo vereador Pedro Américo (PT). Ao justificar a proposta, o vereador argumentou que monsenhor Hermenegildo tem grande importância para comunidade católica da cidade sendo ele o primeiro pároco do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, atual Basílica tendo também instituído a Entronização na cidade em 1967. Pedro Américo disse ainda que na praça já existe um busto em homenagem ao padre.

O vereador Sandro José (PROS) destacou que quando a praça foi construída na década de 70, partiu de monsenhor Hermenegildo a iniciativa de denominá-la com o nome de Astor Viana que também contribuiu com a parte burocrática para regularização da área onde foi construído o Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Mas segundo ele, a iniciativa partiu da comunidade e que no futuro outra praça poderá levar o nome de Astor Viana.

Após a reunião, feliz com a aprovação do projeto, o Padre Euder Daniane Canuto Monteiro, reitor da Basílica agradeceu os vereadores pela votação favorável e a comunidade que se mobilizou para que a praça recebesse o nome de Monsenhor Hermenegildo, grande benfeitor a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Agora o projeto segue para sanção do prefeito Mário Marcus.

Texto e fotos: Lafaiete Agora