terça-feira

, 11 de fevereiro de 2025

Primeiro encontro de Pastorais Sociais é realizado na Forania de Rio Pomba

11 de fevereiro de 2025 Arquidiocese

A Forania de Rio Pomba, Região Pastoral Mariana Sul, realizou o primeiro encontro das pastorais da Criança e da Saúde, no sábado, 01 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pomba (MG).

Atualmente, ativas como pastorais sociais na Forania, seus agentes e coordenadores dessas pastorais foram recebidos pela Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil Regional Leste 2 (CNLB L2), Leci Nascimento, e pelo coordenador Regional da Dimensão Sociopolítica de Evangelização, Dionísio Antônio.

Durante o encontro, os presentes participaram de uma formação sobre liderança voltada para as pastorais sociais, onde Leci evidenciou a necessidade de se desenvolver novos líderes que possam levar adiante os objetivos das pastorais.

A troca de experiências e a conversa entre palestrantes e participantes foram a base para o planejamento pastoral da Dimensão Sociopolítica de Evangelização, na Forania.

Segundo Dionísio, o momento foi muito significativo por ser o primeiro e será um impulso para trabalhar ainda mais. “Realmente a sensação é de encorajamento e esperança: há muito trabalho a fazer e vamos desenvolvê-lo aos poucos”, relatou Dionísio.

Paula Laboure Maciel, agente da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG), ressaltou o quanto foi proveitoso o encontro. “Foi uma tarde bem agradável na qual conversarmos sobre a importância de as pastorais estarem sempre unidas. Fomos bem recebidos e aproveitamos muito a roda de conversa, promovida por Leci.  Fiquei feliz em participar desse encontro e ter um impulso a mais para continuar com nosso trabalho”, ressaltou a agente.

A coordenação da Dimensão Sociopolítica de Evangelização da Região Pastoral Mariana Sul programou, para o ano de 2025, encontros nas quatro foranias que compõem a região. O objetivo é conhecer as dificuldades e trabalhos realizados em cada uma, promovendo uma melhor integração entre os agentes nas foranias e possibilitando traçar novas metas para as pastorais sociais em âmbito regional.

Texto: Ana Santos – Adaptado
Fotos: Dionísio Antônio de Souza Faria