terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Primeiro módulo da Pós-graduação em História da Arte Sacra é iniciado

22 de janeiro de 2020 Arquidiocese

As aulas do primeiro módulo curso de Pós-graduação em História da Arte Sacra da Faculdade Dom Luciano foram iniciadas neste mês de janeiro. Voltado para profissionais portadores de diploma de graduação interessados em aprimorar seus conhecimentos, o curso tem como objetivo apresentar os elementos fundamentais para a compreensão da Arte Sacra como parte integrante da cultura artística nacional e proporcionar conhecimentos históricos, religiosos e artísticos da cultura e do cristianismo no Brasil aos alunos.

Para a professora do curso, a doutora Patrícia Urias, foi para uma grata e prazerosa surpresa lecionar a disciplina Arquitetura Religiosa no Brasil – Estilos e programas arquitetônicos para os pós-graduandos em Arte Sacra.“Encontrei discentes bastante interessados e participativos. Ao final da disciplina, deste módulo, fizemos uma visita técnica às igrejas de São Pedro dos Clérigos e Nossa Senhora do Carmo e os pós-graduandos puderam analisar de perto detalhes arquitetônicos e artísticos de dois dos vários monumentos analisados em sala de aula. Considero as visitas técnicas relevantes, pois, como os alunos estão fazendo um curso em uma cidade setecentista, eles têm o privilégio de apreciarem in loco o conteúdo lecionado em sala de aula, o que torna o aprendizado ainda mais mais interessante.  Colaborando, assim, para uma melhor assimilação do conteúdo”, disse. 

Segundo o professor Aziz Pedrosa, no módulo atual, a remodelação propiciou o retorno do curso com a participação de alunos de outros estados. “Isso demonstra que a atualização da grade curricular e ajuste para dois módulos em dois semestres tende a despertar o interesse da comunidade acadêmica, posto que são raras as oportunidades de se discutir as temáticas propostas sobre a arte sacra. Destaco também a importante presença de padres e seminaristas que, certamente, enriquece as discussões em sala de aula”, ressaltou.

As aulas deste módulo serão realizadas até o dia 28 de janeiro e o segundo módulo será iniciado no dia 6 de julho de 2020. Além de aulas teóricas, o curso conta com visitas guiadas nas cidades de Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João del-Rei, Santa Bárbara, Tiradentes, dentre outras. 

O aluno Marco Antônio de Oliveira veio de São José dos Campos (SP) para participar da Pós-graduação e destacou que o curso é muito bom. “A forma como a faculdade pensou na grade curricular, nos professores, vem ao encontro daquilo que nós esperamos. O fato de estarmos no berço da cultura mineira, principalmente para nós que somos de outros estados, é uma experiência única. Estamos no meio do curso e a expectativa é grande. Participar dessa pós é uma experiência boa, não só como aluno, mas como brasileiro”, afirmou. 

Júlio César Gorriarán é outro aluno do curso. Ele veio de São Francisco do Sul, Santa Catarina, e está gostando muito. “O objetivo que eu vim buscar, que é um conhecimento mais profundo das Artes Sacras, estou alcançando. Estou muito grato pela oportunidade. A quantidade de informação, de conhecimento é muito grande. Eu trabalho em um Museu de Arte Sacra e os conhecimentos do curso irão agregar muito”, disse.

Agenda