terça-feira

, 28 de maio de 2024

Procissão com a Imagem de Nossa Senhora de Assunção, entrega de relíquia da Beata Isabel Cristina e bênção da Catedral marcam a celebração de reabertura da Sé de Mariana

24 de dezembro de 2022 Arquidiocese

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, um dos cartões postais da Primaz de Minas, ficou lotada na noite de sexta-feira, 23 de dezembro, durante a missa de ação de graças de reabertura da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção e da chegada da relíquia da Beata Isabel Cristina na cidade. A cerimônia contou com a presença de religiosos, leigos, autoridades da Arquidiocese e do município. 

Com a leitura do Evangelho (Lc 1, 57-66), a missa foi presidida pelo 6º Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e concelebrada pelo Arcebispo Emérito, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. Além disso, contou com a contribuição litúrgica de padres da Arquidiocese e com a presença de Dom José Eudes, bispo de São João Del Rei, e Dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte, ambos filhos da Arquidiocese de Mariana.

Logo depois da bênção final na missa de ação de graças, a imagem de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Arquidiocese de Mariana, e a relíquia da Beata Isabel Cristina foram acompanhadas por fiéis, leigos e religiosos e pela banda “Sociedade Musical São Caetano”, do distrito Monsenhor Horta,  em procissão, pelas ruas e ladeiras históricas da Primaz de Minas, até a Catedral Basílica Metropolitana de Mariana.

 

Foto: Magu Tavares

Com a chegada da procissão nas escadarias da Sé, o Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, abençoou a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção e realizou a unção da porta da igreja. 

“Vamos participar com devoção deste rito sagrado e supliquemos humildemente ao Senhor, para que todas as pessoas que entrarem na igreja, por esta porta, para ouvir a palavra de Deus, participarem dos mistérios divinos, possam seguir com retidão a voz do Cristo, porta da vida eterna”, disse Dom Airton José dos Santos. 

Com a unção da porta da Sé, ela foi aberta aos fiéis católicos, que foram recepcionados pelas badaladas dos sinos da igreja, pelos bispos Dom Airton José dos Santos, Dom Geraldo Lyrio Rocha e Dom Gil Antônio Moreira, e pelo dourado que refletiam das paredes da Catedral. Assim deu-se início a celebração de reabertura da Sé de Mariana.

 

Acomodados nas cadeiras da Catedral, fiéis e religiosos prestigiaram o rito de unção das paredes, imagens, relíquias e obras de arte da igreja, realizado por Dom Airton José dos Santos. 

Em seguida, na cerimônia teve as explanações da Coordenadora Paroquial, Sueli Gomes, do representante da empresa ANIMA, responsável pela reforma, Arthur Francisco da Silva Coelho, do Pároco e Reitor da Catedral, Padre Geraldo Dias Buziani, e do Monsenhor da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Barbacena, Danival Milagres Coelho. 

 

 

Para finalizar, como forma de exaltar a Deus e agradecer pela reabertura da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção e a beatificação de Isabel Cristina, Dom Airton José dos Santos, Dom Geraldo Lyrio Rocha e Dom Gil Antônio Moreira, conduziram a Oração Te Deum.

Missa do Galo 2022

Neste sábado, véspera de Natal, 24 de dezembro, Dom Airton presidirá a Missa Solene do Natal do Senhor, popularmente conhecida como “Missa do Galo”, na Catedral da Sé, em Mariana (MG), às 22h. Essa celebração marcará oficialmente a reabertura da Sé de Mariana para os atos litúrgicos religiosos e conclui a série de festividades da entrega das obras do templo.