terça-feira

, 28 de maio de 2024

Projeto de Evangelização da Juventude é lançado no 9° Seminário da PJ

17 de junho de 2017 Arquidiocese

O Projeto de Evangelização da Juventude da arquidiocese, aprovado em fevereiro de 2017, foi lançado nesse sábado (17) no 9° Seminário Arquidiocesano da Pastoral da Juventude, em Piranga, na Região Centro.

Seguindo a metodologia do ver-julgar-agir, o projeto vem responder a necessidade de discutir a evangelização da juventude na Igreja particular de Mariana, que foi apresentada na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral de 2015 e é contemplada no documento 85 da CNBB. As etapas de elaboração do texto foram confiadas a coordenação arquidiocesana de patoral, que convocou toda a juventude para trilhar este caminho.

“O projeto nasce com a proposta de garantir a unidade, mas respeitando as particulares de cada expressão juvenil. A nossa proposta é que os grupos de base dessas expressões leiam e estudem este texto. Ele deve ser levado para toda a Igreja. Todas as lideranças devem conhecer este projeto”, disse o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins.

Vivência missionária

Com uma programação intensa e profética, os participantes do 9° Seminário Arquidiocesano da Juventude participaram de uma vivência missionária na tarde desse sábado (17). Divididos em grupos, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a realidade da cidade acolhedora do encontro, Piranga, e suas comunidades ruais

Segundo o secretário da PJ, Marcos Xavier, essa missão foi feita de uma maneira diferente. “Nosso foco é conhecer a realidade dos lugares, por isso, nós iremos ao asilo, a casa lar, em comunidades rurais para saber como eles vivem, vivenciam a fé e quais sãs as suas dificuldades. Muitos dos nossos jovens vivem em uma realidade bem diferente da que encontraremos hoje, então esse é, também, um momento de aprendizagem e partilha”, conta Marcos.

Iniciado na quinta-feira, 15 de junho, o Seminário da Juventude está reunindo mais de 170 pessoas. A iniciativa faz parte das comemorações dos 30 anos da PJ na Arquidiocese de Mariana.