terça-feira

, 18 de junho de 2024

Província Eclesiástica de Mariana promove a 7ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce

07 de junho de 2024 Igreja no Brasil

A Província Eclesiástica de Mariana promove no próximo domingo, 16 de junho, a 7ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Acolhida pela Diocese de Governador Valadares (MG), a peregrinação será realizada na cidade de Naque (MG) e tem como lema “Construindo novos céus e nova terra com repactuação justa e participação popular (Is 65, 1)”.

Mantendo como tema fixo desde a primeira edição tema “Bacia do Rio Doce, Nossa Casa Comum”, a romaria tem um sentido simbólico se inspira na marcha da humanidade. Dentre suas bandeiras de lutas estão a defesa do meio ambiente e a ecologia integral.

Por meio de uma carta, o Bispo da Diocese de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, convida as “amadas pessoas de boa vontade” a participarem da 7ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce e recorda que o evento está em comunhão com o magistério do sucessor de Pedro.

“O Papa Francisco faz um apelo a todas as pessoas, independentemente de sua fé, para agir em resposta à crise climática. Aos fiéis católicos, e a todas as pessoas de boa vontade, ele lembra a responsabilidade de cuidar da criação divina e de respeitar as leis da natureza. Ele nos convida a trabalhar juntos, em comunhão, para a reconciliação com o mundo que nos acolhe”, afirma Dom Félix.

Preparando-se para acolher essa celebração, a Diocese de Governador Valadares disponibilizou um subsídio para peregrinação. O material traz sete encontros e ajuda a adentrar à temática da Romaria.

Baixe os materiais aqui:

Carta de Apresentação Romaria das Águas e da Terra – Naque 2024

Subsídio da 7ª Romaria das Águas e da Terra em Naque

Como participar?

Os interessados em participar devem entrar em contato diretamente com os Centros de Pastoral da sua região para verificar a disponibilidade e/ou realização de excursão.

Programação da Romaria

  • 6h – Acolhida dos romeiros e romeiras;
  • 8h – Início da Romaria;
  • 13h – Almoço seguido do momento de cultura.

Sobre a Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce

A Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce é realizada desde 2016 e nasceu após o rompimento da barragem de Fundão no município de Mariana (MG), em novembro de 2015.

Sua organização é confiada a Comissão do Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana, envolvendo, todas as (arqui)dioceses que a compõem: Caratinga, Governador Valadares, Itabira-Coronel Fabriciano e Mariana.

ORAÇÃO DA 7ª ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DA BACIA DO RIO DOCE

Pai de bondade, a Vós confiamos os frutos de nossa 7ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, em Naque, cidade da diocese de Governador Valadares, banhada pelo encontro das águas do Rio Santo Antônio e do Rio Doce.

Dai-nos alcançar “novos céus e nova terra” (Is 65,17) onde reinem a justiça, a paz, o amor e a fraternidade universal. Assistidos por vosso divino Filho, chegue a Vós nosso clamor por “vida em abundância” (Jo 10,10), especialmente para nossa Bacia do Rio Doce, fonte vital para tantas populações.

A luz de vosso Espírito nos ilumine na luta contra toda exploração predatória de nossos territórios e a destruição de nossa Casa Comum. A proteção de Nossa Senhora, Mãe Aparecida, de Santo Antônio e de São Francisco de Assis, ajude-nos a viver, na Amizade Social, a utopia do Reino que Jesus mostrou presente entre nós. Amém.