domingo

, 19 de maio de 2024

Província Eclesiástica de Mariana reflete, em reunião, sobre a Campanha da Fraternidade 2023 e a escuta sinodal

17 de março de 2023

Nesta quinta-feira, 16 de março, aconteceu em Governador Valadares (MG), no Centro de Formação da Paróquia Sagrada Família, a reunião da Província Eclesiástica de Mariana, que compreende a Arquidiocese de Mariana e as Dioceses de Caratinga, Governador Valadares e Itabira-Coronel Fabriciano. A reunião teve como tema central a partilha sobre a experiência sinodal e sobre a Campanha da Fraternidade 2023.

A reunião contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos; do Bispo Diocesano de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix; do Bispo Diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti; além de padres, diáconos, agentes de pastoral, representantes leigos e demais pessoas ligadas à Dimensão Sociotransformadora da Evangelização.

O Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, teve sua ausência justificada e foi representado pelo Vigário Geral da Diocese, Padre José Carlos de Oliveira. Além de Dom Airton, da Arquidiocese de Mariana, também esteve presente o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira.

Em um primeiro momento, houve uma reflexão sobre a realidade mineradora na Província, especialmente, em Governador Valadares, e dos efeitos do rompimento da barragem de Fundão, de modo a compreender o que tem sido feito na região e na Província e quais são os desafios ainda enfrentados. “Essa foi a primeira questão: colocando como estão os projetos da Igreja para ajudar aqueles que são atingidos, quais são as dificuldades ainda encontradas”, relatou Padre José Geraldo.

À ocasião, foi apresentado o Projeto de Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de Governador Valadares, pelo seu Coordenador Wellington Azevedo, que visa prestar assessoria aos atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão, em busca de seus direitos junto aos responsáveis pelo crime ocorrido em 2015.

Já em um segundo momento, foram apresentadas as reflexões das Dioceses sobre os temas centrais da reunião. À ocasião, cada uma pôde, por meio de um representante, expor como as Igrejas Particulares da Província de Mariana têm recebido e trabalhado os temas da Campanha da Fraternidade 2023 e do Sínodo dos Bispos 2021-2024, assim como os frutos pastorais que esperam colher.

Após os comunicados e bênção final, o encontro encerrou-se com o almoço. A próxima reunião da Província Eclesiástica de Mariana acontecerá no dia 28 de setembro de 2023, na cidade de João Monlevade (MG), sob a coordenação da Arquidiocese de Mariana.

Texto: Diocese de Governador Valadares com adaptações

Foto: Diocese de Governador Valadares

Agenda

VEJA TAMBÉM