terça-feira

, 16 de abril de 2024

“Pude constatar a alegria e o contentamento de muitos barbacenenses por ter uma Beata nascida na cidade”, relata Miguel Mrad

10 de janeiro de 2023

Há exatamente um mês, no dia 10 de dezembro de 2022, aconteceu o rito de beatificação de Isabel Cristina, presidido pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena (MG). 

Desde então, fiéis de vários Estados do Brasil e do mundo rezam pela canonização da jovem, virgem e mártir, Isabel Cristina. Devotos passaram a visitar com frequência a Capela dedicada a Serva de Deus, que fica ao lado do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), onde estão os restos mortais da nova Beata da Igreja Católica. 

Além disso, o Memorial Beata Isabel Cristina tornou-se um ponto de turismo religioso, em Barbacena (MG), onde jovens, adultos e idosos vão em busca de informação e conhecimento sobre a história de vida da Serva de Deus.  Vale destacar que o Memorial Beata Isabel Cristina foi inaugurado pela Arquidiocese de Mariana e traz uma nostalgia da trajetória de vida da Beata, por meio de fotos, recortes de jornais, cartas, roupas, registros escolares e objetos que estavam guardados há 40 anos sob a guarda da Paróquia da Nossa Senhora da Piedade.   

Da mesma forma, fiéis passaram a entrar em contato com a Arquidiocese de Mariana e com a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Barbacena (MG), solicitando a relíquia e o livreto, o material de orientação, para que os católicos possam fazer a novena em honra a nova Venerável Serva de Deus.  

Por meio de um áudio enviado para a comunicação da Arquidiocese de Mariana, Miguel Mrad, tio da Beata Isabel Cristina, relatou como foram esses trinta dias, após a beatificação da sobrinha. Confira: 

“Primeiramente, em nome da família, quero agradecer a todos os membros da Arquidiocese pela solenidade, foi um momento de felicidade e de graças. Durante esse período de trinta dias, eu pude constatar a alegria e o contentamento de muitos barbacenenses por ter uma Beata nascida na cidade, como também, tive a oportunidade de verificar o tamanho da devoção à Beata Isabel Cristina através de conversas, de visitas à capela, a procura por relíquia e demais objetos da beata”, disse Miguel. 

Beatificação de Isabel Cristina: a oportunidade para o trabalho de evangelização na Arquidiocese de Mariana

De acordo com o Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, a beatificação de Isabel Cristina abriu uma grande oportunidade para o trabalho de evangelização na Arquidiocese de Mariana. O Arcebispo ainda destacou que a santidade deve ser exercida por todos, leigos e religiosos.

“O Papa Francisco insiste que a santidade é para todos nós, todas as pessoas são convidadas a ser santas e Isabel Cristina é o exemplo de que isso é verdade. Nós temos que ampliar o horizonte. Já temos quatro Servos de Deus no caminho: Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, Monsenhor Horta, Floripes Dornellas de Jesus (Lola) e Dom Viçoso. Quando esses quatro forem declarados beatos e santos depois, como é que vai ser? Aí é a nossa vez, de todos nós, quem é que vai estar no caminho?”, disse.

Beatificação de Isabel Cristina: o  grito profético da Igreja

Segundo Dom Geraldo Lyrio Roch, a beatificação de Isabel Cristina é um grito profético da Igreja. “A beatificação de Isabel Cristina vem nos falar da dignidade da mulher, da sacralidade da vida e é um não que a Igreja pronuncia ao feminicídio em nosso país. A voz da Igreja tem que se levantar veementemente contra o feminicídio, contra a exclusão da mulher, contra a discriminação da mulher e a favor da igualdade fundamental de todas as pessoas humanas criadas a imagem de Deus”, ponderou.

Beata Isabel Cristina será Padroeira do Vicariato da Juventude

De acordo com o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, a Beata Isabel Cristina será Padroeira do Vicariato da Juventude, ou seja, a padroeira dos universitários. O anúncio foi feito, no dia 10 de dezembro, em coletiva de imprensa,  após a Celebração Eucarística de beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina, no Parque de Exposições de Barbacena (MG). Relembre a fala do Arcebispo de Juiz de Fora (MG): 

“Enquanto eu estava na Missa, me veio um pensamento de colocar Isabel Cristina como padroeira do Vicariato da Juventude, criado em Juiz de Fora para trabalhar com todos os jovens. Dentro do Vicariato da Juventude há dois grandes setores: o setor universitário e o setor vocacional”, contou Dom Gil. “O mundo universitário não é fácil. É um mundo bastante difícil de trabalhar com o evangelho e ela deu um testemunho, como universitária, de sua fé católica. Neste ano vocacional acho que é importante que a gente tenha pessoas emblemáticas que possam despertar no coração de todos os jovens o interesse pela fé e pela doação de sua vida”, apontou. 

O livreto da novena, bem como, a relíquia de Isabel Cristina podem ser adquiridos na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, localizada no Centro de Barbacena (MG). Para outras informações basta entrar em contato pelo número 32 3331- 6530.

Agenda

VEJA TAMBÉM