segunda-feira

, 26 de fevereiro de 2024

Radiodocumentário “Venerável Dom Viçoso” está disponível no Youtube e no Spotify

13 de janeiro de 2023 Arquidiocese

Idealizado, produzido e executado, em 2022, pelo  jovem, de 23 anos,  Marco Túlio Miranda, recém formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (MG), o Radiodocumentário “Venerável Dom Viçoso”, que já está disponível no Youtube e no Spotify, tem o objetivo de propagar os principais aspectos da vida de Dom Viçoso a jovens e adultos interessados na história do Brasil e do Estado de Minas Gerais, principalmente no que diz respeito à presença do catolicismo e à sua ação na sociedade. 

Marco Túlio Miranda viu no trabalho de conclusão de curso a oportunidade ideal de aprofundar as suas pesquisas sobre a vida de Dom Viçoso. 

“Sou católico, membro da Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia, em Viçosa (MG), e, por alguns anos, participei do grupo Jovens Seguidores de Cristo, também nessa paróquia, onde me tornei bastante engajado na vida da Igreja. Há alguns anos, tive contato com a história de Dom Viçoso e me interessei bastante, sobretudo pelas suas virtudes e pelo fato de estar em processo de beatificação em Roma. Vi, em meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a oportunidade de conhecer mais de perto esse personagem, desenvolvendo um trabalho acadêmico a seu respeito que levasse em conta sua relevância para a história mineira e brasileira e para o catolicismo”, explicou. 

Em entrevista para a comunicação da Arquidiocese de Mariana, Marco Túlio Miranda enfatizou as marcas históricas da vida de Dom Viçoso encontradas nessas pesquisas. Confira o que ele disse: 

“A importância de que a biografia de Dom Viçoso seja contada hoje em dia está fundamentada na sua relevância histórica. Como explicam os autores que pesquisei, a reforma que ele realizou na Arquidiocese de Mariana deixou profundas marcas na nossa cultura. Ele era um bispo admirado e respeitado, penso que por causa dos exemplos de virtude que dava e pelo modo como gastava a sua vida pelo bem das pessoas. Dom Viçoso dedicou-se à educação dos jovens, reformou o Seminário diocesano, fundou instituições para o cuidado dos órfãos e doentes, ajudou os pobres, preocupou-se com a situação dos escravos, esteve próximo do seu povo, celebrou os sacramentos… Histórias assim têm grande valor, porque nos servem de exemplo. Aliás, Dom Viçoso está hoje a caminho de ser reconhecido como santo pela Igreja Católica, sendo sua causa de beatificação a mais adiantada de nossa arquidiocese”, apontou Marco Túlio. 

O jornalista ainda destacou a importância  da biografia de Dom Viçoso ser propagada  por meio de um radiodocumentário.

“Um ponto que justificou a escolha do rádio foi a sua crescente audiência entre os brasileiros e sua presença no meio rural. Sabemos como a ruralidade é um traço marcante de Minas Gerais e da Diocese de Mariana. O rádio é, portanto, um veículo que contempla uma particularidade do público-alvo do meu projeto”, disse. 

Vale destacar que o memorial (a parte escrita) “Venerável Dom Viçoso” com as informações do Bispo que não foram contempladas no radiodocumentário também esta disponível na internet e pode ser acessado pelo link: https://cutt.ly/v0DhWqi. Já o Radiodocumentário “Venerável Dom Viçoso” pode ser ouvido pelo Canal do Youtube, Marco Túlio Miranda,  e no Spotify pelo link: https://open.spotify.com/episode/3sEvefO5VLnvyrJKudwfLd. 

Para as emissoras de rádio e outros veículos de comunicação interessados em exibir gratuitamente o Radiodocumentário “Venerável Dom Viçoso” basta entrar em contato pelo e-mail marcotuliomirandasoares@gmail.com.

 

Agenda