sábado

, 25 de maio de 2024

Reabertura da Catedral Basílica Metropolitana de Mariana

02 de dezembro de 2022 Arquidiocese

É com enorme alegria que a Arquidiocese de Mariana celebrará os atos civis e religiosos de reabertura da Catedral Basílica Metropolitana de Mariana. A data de entrega da Catedral, com as obras concluídas, para a Arquidiocese e para a comunidade, foi definida em conjunto com a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, na pessoa do Pároco e Reitor, Padre Geraldo Dias Buziani, e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na pessoa do seu representante no escritório de Mariana João Paulo Martins.

Para marcar este momento tão esperado pela comunidade marianense, a Arquidiocese, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e o Iphan, contando com o apoio também da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mariana organizaram a seguinte programação:

15/12 – Quinta-feira

16:00 – Coletiva de imprensa na Catedral

17:00 – Ato civil de entrega, por parte do IPHAN, das obras de restauração dos elementos estruturais e artísticos da Catedral Metropolitana de Mariana para a Arquidiocese. Após esta data, a Catedral ainda permanece fechada para ser adequadamente preparada para as celebrações religiosas do dia 23/12.

23/12 – Sexta-feira

19:00 – Santa Missa, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, seguida da procissão com a venerável imagem de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Arquidiocese, para a Catedral Metropolitana de Mariana, com a presença de todas as pastorais, movimentos e irmandades da cidade de Mariana.

20:30 – Entrada dos fiéis na Catedral, bênção, homenagens e canto solene de Ação de Graças.

22:00 – Apresentação do Quinteto Minas na praça da Sé.

24/12 – Sábado

22:00 – Missa Solene do Natal do Senhor e reabertura da Catedral, com a presença de todas as pastorais, movimentos e irmandades da Paróquia.

A Catedral iniciou as obras de restauração estrutural, arquitetônica e de elementos artísticos em fevereiro de 2016, tendo as obras financiadas com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ela é uma das quinze ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas em Mariana.

Segundo o Pároco e Reitor da Catedral Metropolitana, Padre Geraldo Buziani, esses eventos tornarão mais especial as festividades do Natal deste ano.

“É muito significativo celebrar a primeira missa na Catedral, tendo sido concluídas as obras de restauração, justamente na noite de Natal, no dia 24 de dezembro. Vamos entrar no mistério do Natal e, fisicamente, como comunidade paroquial e arquidiocesana, entraremos na casa do Senhor, templo santo, onde fazemos a experiência do encontro com Deus. É muita alegria para todos nós. Preciosa é a Sé de Mariana. Um tesouro de fé cristã e importante patrimônio artístico, histórico e cultural que devemos amar, cuidar e preservar”.

Padre Geraldo, conclui, manifestando o convite para que toda a comunidade possa participar de tais atos comemorativos, convocando para o empenho de todos e o esforço na continuidade de ações necessárias para o cuidado com este templo. Segundo ele, ainda é preciso implementar a restauração das 27 imagens que compõem o acervo da catedral, trabalho que contará com verba aprovada pelo COMPAT, e também a continuidade com as obras de restauro do  órgão Arp Schnitger.