sábado

, 13 de abril de 2024

Rebanhão reúne fiéis católicos em Barbacena para momentos de espiritualidade no carnaval

21 de fevereiro de 2024 Arquidiocese

Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, a Renovação Carismática Católica (RCC) promoveu na cidade de Barbacena (MG) mais uma edição do Rebanhão. O evento, que acontece durante o carnaval, foi realizado no Rincão, espaço construído pela RCC de Barbacena, reunindo muitos fiéis, principalmente jovens.

Durante o momento de espiritualidade, foram realizadas pregações e oficinas de acordo com o tema proposto pela RCC Nacional para o ano que, em 2024, foi “Alegraram-se ao ver o Senhor!” (Jo 20, 20b).

Segundo o Ex-coordenador da RCC na Região, José Roberto de Oliveira, o encontro “foi uma oportunidade de nos aprofundarmos na graça de Deus em todos os sentidos: as oficinas aplicadas pela manhã de cada dia com família, formação e juventude nos levaram a aprofundar na catequese de uma forma esplêndida”. “De forma querigmática, houve também pregações que nos levaram ainda mais a um processo de conversão”, complementou.

Participação do SAV

Além das pregações e celebrações, o Serviço de Animação Vocacional (SAV), da Região Mariana Sul, também marcou presença no Rebanhão. Os agentes, vindo de todas as paróquias da região, encontraram e celebraram com os participantes, instigando-os a discernirem sobre suas vocações.

“Foi uma experiência incrível! Fomos muito bem acolhidos pela Renovação Carismática Católica, que até nos reservou um espaço onde montamos o nosso – ‘Cantinho Vocacional’. Fizemos acolhida, distribuímos material, conversamos com muitos jovens e fizemos nossa panfletagem. Foram dias de bênçãos sobre bênçãos”, descreveu a Coordenadora do SAV na Região, Graça Clemente.

De acordo com ela, a tenda vocacional recebeu visitas de jovens, famílias e crianças em busca de informações sobre as vocações. “O material que desenvolvemos para distribuição foi amplamente aceito, incentivando o despertar para vocações. Percebemos o interesse e a atenção das pessoas em ouvir e participar de nossas conversas. Foi uma experiência muito boa para nós, agentes do SAV, e para muitos. A semente foi lançada. Rogamos a Deus para que ela cresça e produza bons frutos”, ressaltou.

Para a agente Maria Ivone, a participação foi importante para divulgar sobre a atuação do SAV. “Além de distribuir orações e acolher os participantes, fomos um sinal-presença de pescadores de pessoas. Deixamos nossa marca, divulgamos nossa imagem e as pessoas agora já estão cientes da nossa missão”, disse.

Presença de Dom Airton

O último dia do Rebanhão, 13 de fevereiro, contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que presidiu a missa de encerramento do evento.

Na oportunidade, Dom Airton comentou sobre fatos recentes ligados à vocação na Arquidiocese, como a ordenação episcopal de Dom Geraldo de Souza Rodrigues e a nomeação de Monsenhor Danival Milagres Coelho como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia (GO), deixando uma mensagem de incentivo aos jovens presentes para seguirem o chamado vocacional.

“Eu queria perguntar: […] aqueles que não assumiram compromisso para vida toda, quem é que pensou em ser padre? Quem é que pensou em ser religiosa, religioso, missionário? Então, se pensou nisso, não deixe passar essa sensação, esse sentimento, essa inspiração de Deus; e, se não pensou ainda, comece a pensar agora. Nós temos que ser felizes. E como nós somos felizes? Cumprindo a vontade de Deus. […] Nós precisamos de jovens, rapazes e moças, que tenham corações generosos, grandes, para dedicar a Deus, somente a Deus. Então, vamos rezar sempre pelas vocações, pedir que Deus inspire os corações dos nossos jovens para pensarem na possibilidade de serem felizes como servidores do Evangelho de modo pleno”, disse.

Sobre o Rebanhão

Realizado há 37 anos, o Rebanhão inicialmente acontecia no Ginásio Silvio Raso, Bairro Santa Tereza, em Barbacena, e se consolidou como tradição para o público católico da Renovação Carismática. Em geral, a média de participantes dos anual, contemplando os três dias, é de aproximadamente três pessoas.

Texto: Com a colaboração de Ana Paula Mendes dos Santos e Amin Feres

Fotos: Graça Clemente/SAV e RCC

Agenda