domingo

, 31 de maio de 2020

Redes sociais favorecem momentos de oração e comunhão em tempos de pandemia

23 de março de 2020 Arquidiocese

Em tempos de coronavírus, quarentena e isolamento social, as redes sociais se tornaram um importante espaço para promover a comunhão e a oração. Neste cenário, os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) estão desenvolvendo um importante papel nas comunidades e paróquias da arquidiocese, por meio de transmissões das missas e momentos de orações.

“Estamos vivendo esse quadro triste na história da humanidade, mas, através dos meios de comunicação, podemos amenizar, dando orientações ao povo e até mesmo oferecendo oportunidades de oração ou a transmissão da Santa Missa. Avante nesse trabalho que estreita as distâncias e leva a mensagem de Jesus”, disse o assessor da Pastoral da Comunicação, padre Edir Martins.

Laene Medeiros, da Pascom da Paróquia Santíssima Trindade, em Ponte Nova, afirma que o desafio tem sido superado. “Nossa atuação como Pascom é muito centralizada no informativo impresso. De repente, nós, que não temos esse hábito na paróquia, precisamos experimentar as transmissões ao vivo e nos organizar para isso pensando também na Semana das Dores e na Semana Santa. Levar aos fiéis, dentro de suas casas, aquilo que a Paróquia pode oferecer pra ficar próxima nesse momento – não só com as transmissões, mas também planejando, em comunhão com a dimensão litúrgica e com o pároco, algo que ajude na oração – é consolador”, disse.

José Carlos Vieira, representante da Pascom na Forania de Conselheiro Lafaiete, comenta sobre as transmissões das missas. “Em Conselheiro Lafaiete, auxiliei as paróquias do Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Lourdes São Sebastião na transmissão das missas do domingo. Durante as transmissões, percebi nos comentários a alegria das pessoas que puderam participar das missas de dentro de seus lares que nesta época estão se transformando em ‘igrejas domiciliares’. Neste tempo, as Pastorais da Comunicação terão um papel fundamental para que os fiéis continuem tendo o alimento espiritual, fortalecendo na fé milhares de pessoas”, disse.

Segundo o diretor do Departamento Arquidiocesano de Comunicação, padre Paulo Barbosa, a Pascom é instrumento eclesial para comunicar o bem, a verdade e a paz. “Os comunicadores cristãos portam a mensagem transformadora e libertadora. Carregam consigo o Senhor da Vida e levam esperança aos corações. Enquanto o vírus letal se propaga silenciosamente, a força comunicadora de Deus age na vida de todos. Quem ama se cuida para cuidar dos outros”, afirmou padre Paulo.

Em Passagem de Mariana, a Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Glória tem buscado ferramentas de apoio que possam ajudar neste período de fragilidade e tensão em virtude ao Coronavírus. “Uma delas é a realização pela primeira vez das transmissões das missas on-line no canal do Youtube em parceria com a Rádio Primeira Capital e Ginsol Produções, além da exibição no Facebook da Paróquia. Neste momento, em que estamos passando por vários processos de adaptação, as transmissões on-line são exemplos de que, apesar da triste realidade, este período será de grande aprendizado, pois permitirá a muitos conhecer uma nova forma de participação nas celebrações da missa. Sentimos-nos felizes por contribuir de alguma forma para que os paroquianos não se sintam desamparados”, disse a integrante da Pascom, Débora Santos.

“Na paróquia de Fátima, em Viçosa, fizemos as transmissões da missa na festa de São José e nas celebrações do final de semana. Tivemos uma boa participação dos leigos em cada transmissão. Ao longo da semana, iremos continuar transmitindo a missa às 19h”, relatou Ailton José representante da Pascom da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Viçosa.

Além das celebrações, alguns movimentos estão aproveitando as facilidades da internet para promover espaços de oração e reflexão online. “Nós, do movimento de Emaús, estamos nos reunindo todos os dias para rezar por meio de videoconferência. O nosso diretor espiritual, padre Thiago, tem acompanhando esses momentos e estamos tendo a presença de pessoas de todas as regiões de nossa arquidiocese”, afirmou Dudu Simões, de Conselheiro Lafaiete.

Foto: Paróquia de São Sebastião de Conselheiro Lafaiete