quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Região Mariana Centro promove encontro para tratar sobre a catequese nas paróquias

20 de outubro de 2021 Arquidiocese

Atentos às preocupações que envolvem a Evangelização no tempo presente, no último dia 16 de outubro de 2021, reuniram-se presencialmente os párocos, coordenadores paroquiais e os assessores arquidiocesano e regional de catequese da Região Mariana Centro para tratarem sobre este tema tão importante para a vida e missão da Igreja. A Reunião aconteceu em Senador Firmino (MG) e teve como motivação inicial o texto bíblico dos Discípulos de Emaús (Lc 24,13-35).

Nesta perspectiva, no primeiro momento, foram abordados os desafios e angústias provenientes da pandemia. Foram constatados pontos que merecem reflexão e cuidado, como o desânimo de alguns, distanciamento entre catequistas e catequizandos, bem como dificuldades para desenvolver a Catequese diante das limitações próprias deste período. Todavia, à luz da Palavra de Deus, viu-se que a esperança ainda habita nos corações e há grande desejo de ganhar novo ânimo para a missão. Para isso, foram discutidos possíveis caminhos para a retomada da catequese na Região.

O primeiro deles foi um olhar especial para os catequistas, com o objetivo de animá-los através de espiritualidade e formação. Também, viu-se a necessidade de buscar novos catequistas, para que a missão seja compartilhada. Tais iniciativas contarão com ampla participação das paróquias e Foranias, com o objetivo de proporcionar momentos e materiais para que esse processo aconteça. Outro caminho proposto foi o olhar para os catequizandos e suas famílias, para tentar nova aproximação e um conhecimento mais concreto dos desafios, anseios e alegrias de cada um. Por fim, viu-se a necessidade de que seja feita uma articulação para o retorno presencial da catequese no próximo ano, com um novo olhar sobre o modo e as metodologias utilizados.

Dadas essas conclusões, foi unânime o desejo de se comprometerem em cumprir essas metas e caminharem juntos, como propõe a Igreja neste processo sinodal. Todos afirmaram que a certeza de que Cristo é o companheiro de caminhada e aquele que faz arder o coração é o que os anima para que o caminho seja sempre de fé, esperança e caridade.

Texto: Pe. Leonardo Sérgio Carvalho

Fotos: Pe. Luciano da Silva Roberto

Agenda