sexta-feira

, 29 de março de 2024

Região Mariana Leste realiza formação sobre o Sínodo

09 de fevereiro de 2022

Na manhã do último sábado, 05 de fevereiro, a Região pastoral Mariana Leste realizou a primeira formação da Equipe de Animação para o Sínodo na Arquidiocese de Mariana. O encontro aconteceu de modo on-line e contou com cerca de 90 participantes entre párocos, administradores paroquiais e coordenadores leigos das paróquias. Além disso, religiosos e representantes das pastorais e movimentos do regional também estiveram presentes. 

De acordo com o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, esta fase de escuta, na qual se encontra o Sínodo, é importante para ouvir atentamente ao povo de Deus. Ainda segundo ele, este momento inicial é necessário para acolher com humildade, tudo que for passado, a fim de melhorar ainda mais esta caminhada sinodal. 

Ainda, um dos coordenadores da pastoral da comunicação da forania de Viçosa, Felipe Cauam, também esteve presente no encontro e compartilhou um pouco seu aprendizado. “Tive a sensibilidade de identificar quatro atitudes necessárias nesta fase: Acolher, uma dificuldade que temos é não sabermos acolher e escutar o próximo. Cuidar, temos que nos colocarmos no lugar do outro, para não fazermos um julgamento inadequado. Atenção ao que o outro quer nos dizer, para que não haja má interpretação e por fim, não menos importante, doar-se, quando nos doamos sentimos um sentimento de carinho de acolhimento. Necessário ouvir para acolher com carinho, explicou ele.

Próximas formações

A equipe realizará outros quatro encontros on-line. O próximo acontece no sábado, 19 de fevereiro, na Região Oeste. Em sequência, no dia 22, a formação será com a Região Sul. Já no dia 05 de março é a vez da Região Norte. Por fim, em 12 de março a última formação será realizada na Região Centro. 

Com informações e Foto: Laene Medeiros

Agenda

VEJA TAMBÉM