domingo

, 07 de agosto de 2022

Região Mariana Norte promove formação para o secretariado paroquial

08 de junho de 2022 Arquidiocese

A Região Mariana Norte realizou nesta terça-feira, 07 de junho, um momento de formação para os secretários e secretárias paroquiais do regional. O encontro aconteceu no Centro Regional de Pastoral Cônego José Renato Peixoto Vidigal, em Mariana (MG), e contou com a participação de 24 pessoas, sendo que apenas três paróquias não puderam estar presentes.

De acordo com a Secretária de Pastoral da Região Norte, Eliete Maria Luz, desde antes da pandemia, as secretárias e os secretários paroquiais não se encontravam. Diante disso, o novo Vigário Episcopal da Região, Padre Adilson Luiz Umbelino Couto, propôs a realização dessa reunião.

Assuntos discutidos

A fim de ajudar nesse momento importante de partilha e comunhão, a religiosa da Congregação Companhia dos Filhos da Caridade de São Vicente de Paulo, Irmã Jane Carla Gomes de Souza, realizou a assessoria da formação. Segundo ela, o encontro foi uma oportunidade do secretariado paroquial se aproximar novamente após o período de pandemia.

“Foi um momento para integração e partilha de experiências [a partir do] tema do acolhimento e da escuta”, afirmou, pontuando que essas devem ser a missão primeira do secretário e da secretária paroquial.

Além disso, em sintonia com Sínodo 2021-2023 e a fase de escuta, ela recordou que esse período de ouvir o irmão e a irmã é justamente um processo de aproximação e que a Secretaria Paroquial é a porta de entrada para essa vivência. “Quando a pessoa chega na paróquia e vai na Secretaria ela quer ser bem acolhida, bem escutada; essa escuta vai se ampliando a partir de uma vivência de fé da acolhida que ela quer ter com o Pároco! Então, é uma missão muito fecunda e importante para vida paroquial”, explicou.

“Momento muito positivo, em que a gente coloca para fora algumas questões vivas no interior da missão e na partilha de experiências fecundadas no amor divino! Vamos fazer com que isso se torne mais leve e é como eu falava com eles: somos bálsamos de amor de Deus na nossa comunidade de fé, na nossa paróquia e na nossa Igreja”, ressaltou a Irmã Jane.

Avaliações

Na opinião da Secretária de Pastoral da Região, a formação foi proveitosa. “Todo mundo gostou muito do encontro, avaliamos positivamente! Foi uma escolha muito boa da Irmã Jane, uma excelente profissional, que trabalhou muitos anos na Secretaria, e pôde dividir conosco um pouco de sua experiência”, disse Eliete.

Por sua vez, o Secretário da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Ouro Preto (MG), também ponderou como importante o encontro. “Gostei bastante dessa partilha e ver que coisas que acontecem em uma Paróquia, geralmente acontecem em todas! Foi muito importante esse momento”, disse.

 

Agenda