quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Região Mariana Norte promove reunião com agentes da Pastoral da Comunicação

08 de novembro de 2022 Arquidiocese

No último sábado, 05 de novembro, representantes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Região Norte, se reuniram no Centro de Pastoral Cônego José Renato, em Mariana (MG), para discutir sobre a efetiva ação da pastoral durante e após a pandemia. O encontro foi coordenado pelo Assessor da Pastoral na região, Padre Bruno Gomes Silva.

O primeiro momento da reunião foi marcado por partilhas. À ocasião, os agentes da Pascom relataram os trabalhos desenvolvidos durante o período mais crítico da pandemia. Segundo Padre Bruno, os presentes já atuam na comunicação paroquial como nas transmissões das missas e produção de artes, tendo sido esse um trabalho que brotou durante a pandemia.

Já no segundo momento do encontro, a partir do documento da Arquidiocese de Mariana sobre a Pascom “Comunicação: Serviço à ação evangelizadora e pastoral”, os presentes pensaram sobre a finalidade dessa pastoral. Ainda, os estudos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre o que é a Pastoral da Comunicação, o significado da pastoral e como o agir do Cristo, Bom Pastor no mundo, iluminaram as discussões.

“Foi um momento de comunicação de fatos, de pessoas, mas acima de tudo do próprio Evangelho”, definiu Padre Bruno sobre a reunião. O encontro ainda contou com trabalho em grupos, quando os participantes apontaram as dificuldades enfrentadas e traçaram o planejamento da pastoral de acordo com a realidade de cada comunidade.

À oportunidade, também foi criado o calendário de reuniões para o próximo ano, visando colocar em prática os trabalhos desenvolvidos pela pastoral.

Foto: Pe. Bruno Gomes