segunda-feira

, 04 de março de 2024

Dimensão Litúrgica da Região Mariana Sul promove formação sobre a nova edição do Missal Romano

27 de novembro de 2023 Arquidiocese

A Coordenação Regional da Dimensão Litúrgica da Região Mariana Sul realizou no sábado, 18 de novembro, uma formação sobre a nova tradução do Missal Romano. Sob o comando do Assessor Arquidiocesano da Dimensão Litúrgica, Padre Leonardo Sérgio Rosa Carvalho, 106 participantes das 32 paróquias que compõe a região puderam participar deste momento no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG).

A clareza nas informações e objetividade com que Padre Leonardo desenvolveu o assunto, marcaram a manhã de sábado. Os participantes conseguiram entender de forma rápida e didática o que era passado, podendo assim realizar as formações para foranias e paróquias.

As Coordenadoras Arquidiocesana e Regional de Liturgia, Viviane Aparecida dos Santos Isidoro Silva e Maria Irene Custódio, respectivamente, foram as responsáveis por organizar toda a formação e motivar a participação das paróquias, que já havia sido despertada desde o Encontro Arquidiocesano de Liturgia.

Segundo Maria Irene, “o intuito desse encontro regional foi de atender uma demanda maior de participantes que necessitam conhecer as alterações do Missal Romano. Foram muitos interessados em participar do Encontro Arquidiocesano de Liturgia, ocorrido em outubro. Porém, o número de vagas era restrito e não conseguimos atender a todos”.

O objetivo agora é que os participantes repassem as informações em suas foranias e paróquias, capacitando mais pessoas. O material utilizado na formação foi enviado para as paróquias, por meio do Centro de Pastoral Regional, no intuito de utilização de um conteúdo padrão da Região.

Cada um que esteve presente pontuou a didática e eficiência de Padre Leonardo com as explicações, bem como o respeito com a programação prevista no conteúdo. “Foi ótima a formação, atendeu minhas expectativas. O padre foi muito claro e objetivo em suas palavras. Gostei muito da maneira que ele explica. Poderíamos ter mais formações assim”, constatou Maria Rita Gonçalves Cunha, da Paróquia Santo Antônio, em Barbacena.

“As informações sobre as alterações no Missal Romano foram apresentadas de maneira clara e compreensiva. Recebemos todo apoio da equipe organizadora (começo e termino no horário previsto, material, alimentação). A reunião gerou um senso de comprometimento, entre nós, para a implementação das mudanças no novo Missal”, afirmou Cecilia da Assunção Freitas Dias, da Paróquia São José, em Alto Rio Doce (MG).

Para Raquel Aparecida A. de Melo, da Paróquia Santo Antônio, em Silverânia (MG), a formação foi um momento de muito aprendizado. “Tive a oportunidade de conhecer sobre o Missal Romano, que até então não tinha acesso. Pretendo investir em mais material sobre o assunto para ampliar meus conhecimentos”, disse.

O uso da terceira edição típica do Missal Romano é obrigatório em todo o Brasil a partir do 1º Domingo do Advento, dia 3 de dezembro.

Na nova edição do Jornal Pastoral, a nova edição desse livro litúrgico é abordada em artigo. LEIA AQUI

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Foto: Dimensão Litúrgica Regional

Agenda