sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Região Mariana Sul promove formação sobre o Batismo e disponibiliza material com orientações sobre esse sacramento

20 de outubro de 2023 Arquidiocese

A Região Mariana Sul ofereceu no último sábado, 14 de outubro, uma formação para Pastoral do Batismo. Para o encontro, realizado no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG), foram convidados agentes e coordenadores da pastoral das 32 paróquias da região.

Na oportunidade, o Vigário Episcopal, Padre Adelson Clemente, apresentou como Assessor Regional da Pastoral o Diácono José Luciano de Castro Nazareth, da Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio (MG), que conduziu a formação.

De forma didática, o Diácono José Luciano realizou um trabalho de orientação e padronização para os agentes e coordenadores presentes, baseando-se no material formulado pela Forania de Barbacena e revisado pela Paróquia São José, em Alto Rio Doce (MG). Assim os presentes tiveram oportunidade de tirar dúvidas, dar sugestões e entender de forma mais prática todo o conteúdo, fundamentado na orientação para sacramentos da Arquidiocese de Mariana.

Além disso, cada participante levou para casa o material impresso, com a incumbência de repassá-lo as suas paróquias e foranias. Os padres e administradores paroquiais também receberam o conteúdo por e-mail.

Segundo Padre Adelson, o objetivo é sanar algumas dúvidas e padronizar as questões relacionadas a exigência de documentação para o sacramento nas paróquias, bem como a formulação dos encontros preparatórios. “Assim, conseguimos que todas as paróquias da Região consigam trabalhar da mesma forma diante da procura de pais e padrinhos na orientação para o Sacramento, com uma única forma de trabalhar os encontros na região e na solicitação de documentação”, ressaltou.

A formação, que era muito esperada pelos agentes da pastoral, contou com a participação de 72 pessoas, de todas as paróquias da região, superando as expectativas. “Percebi no olhar de cada um dos presentes a alegria e a disposição em servir, mesmo enfrentando muitos desafios em suas paróquias”, avaliou o Diácono José Luciano.

Segundo o Assessor da Região Sul, o objetivo com o encontro foi formar os agentes da Pastoral do Batismo conforme as diretrizes da Igreja: evangelizar a partir de Jesus Cristo na força do Espírito Santo para fazer discípulos missionários.

“Meus sinceros agradecimentos a todos que colaboraram com a realização do evento, e aos que participaram dessa formação. Se a humanidade está ameaçada pelo secularismo, pelo indiferentismo religioso, pelo apego às coisas materiais e passageiras, cabe aos cristãos, como testemunhas, trabalharem e, com dedicação, contribuir para que a mensagem de Deus chegue a todos. A natureza do cristianismo consiste em reconhecer a presença de Cristo, segui-lo e anunciá-lo. Como os primeiros cristãos que ficaram fascinados por aquilo que Jesus falava e fazia e que tinham a necessidade de anunciar, os batizados que viveram a experiência do contato com Cristo, precisam assumir sua missão, na Igreja, por isso, conto com a colaboração de todos nesta evangelização. Continuemos a nossa caminhada acreditando no que fazemos”, disse o Diácono José Luciano.

Eleição dos coordenadores forâneos

À oportunidade, com todas as foranias da região representadas, aconteceu também a eleição dos novos coordenadores forâneos para a Pastoral do Batismo. Foram escolhidos:

  • Forania de Barbacena: José da Conceição de Araújo (Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Barbacena);
  • Forania de Carandaí: Eliane Santos (Paróquia Sant’Ana, em Carandaí);
  • Forania de Alto Rio Doce: Vera Maria da Mota Mendes (Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Desterro do Melo);
  • Forania de Rio Pomba: Jaider Cloves Goulart (Paróquia Santo Antônio, em Silverânia).

Eleito coordenador da Forania de Barbacena, José da Conceição de Araújo, avaliou positivamente o encontro. “Percebi nos olhos dos agentes presentes a alegria de estarmos juntos, uma coisa bem fraterna, no olhar de cada um, expondo suas necessidades e dificuldades. […] Gostei realmente e vejo que precisamos dar uma repaginada no nosso trabalho para melhorar cada vez mais e trocar experiências. […] Estou à disposição para a Forania de Barbacena e, claro, me disponibilizo para as outras foranias também se precisarem de ajuda”, afirmou.

Quem também demonstrou sua disposição em aprender, servir e colaborar com os trabalhos da Pastoral do Batismo foi a coordenadora eleita para a Forania de Alto do Rio Doce, Vera Maria da Mota Mendes. “Quanto à formação foi um momento importante onde pude perceber outras realidades e observar que os desafios não são muito diferentes do que vivemos em nossa paróquia. Esses momentos de partilha são importantes para saber que não estamos sozinhos”, comentou.

A Região Mariana Sul agradece o empenho e a participação de todos e ressalta a importância da eleição das coordenações, bem como o trabalho em conjunto entre as paróquias. Todo material entregue pode ser, também, solicitado ao Centro de Pastoral Regional.

Agenda regional

As próximas formações regionais acontecem no dia 11 de novembro, contemplando os Grupos de Reflexão, Coordenadores Paroquiais e Pastoral da Criança.

Texto e foto: Ana Paula Mendes dos Santos

Agenda