terça-feira

, 23 de abril de 2024

Região Mariana Sul promove formação sobre a Pastoral do Dízimo

03 de novembro de 2022 Arquidiocese

Em preparação ao Mês do Dízimo, celebrado na Arquidiocese de Mariana durante novembro, a Região Mariana Sul realizou no dia 29 de outubro uma formação da Pastoral do Dízimo Regional. Com a participação de Coordenadores de Pastoral das paróquias e comunidades da região, a formação foi ministrada por Padre Leonardo Sérgio Rosa Carvalho e reuniu mais de 50 participantes.

O Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG), recebeu com alegria os convidados para o evento, sendo este um marco, já que desde o início da pandemia não haviam formações dessa pastoral na região. Por esse motivo, os presentes estavam animados e muito confiantes nesta nova etapa, acreditando na importância de seu trabalho, que é base para dar seguimento ao processo de evangelização.

Durante a formação, Padre Leonardo ressaltou o quanto cada coordenador, cada agente, cada contribuição e doação do tempo de todos são importantes e necessários para as paróquias, as regiões e a Arquidiocese de Mariana.

A formação regional da Pastoral do Dízimo foi o primeiro passo para ampliar os trabalhos, que agora serão focados na divulgação e ampliação nas foranias e paróquias. Cada um dos presentes saiu com a missão de propagar as ideias e conceitos ali apresentadas, bem como os fundamentos, para aqueles que não puderam comparecer, visto que muitos estão iniciando agora sua missão na pastoral.

A Coordenadora da Pastoral do Dízimo da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Desterro do Melo (MG), Maria Aparecida Xavier Silva, se mostrou animada e elogiou o evento. “O encontro foi muito proveitoso. Padre Leonardo foi muito iluminado, resumiu com clareza a importância do Dízimo como instrumento de evangelização”, disse, pontuando que o sacerdote esclareceu as dúvidas dos participantes, incentivando-os a ser presença junto das pessoas a exemplo do próprio Cristo.

Denizia Aparecida Batista, Coordenadora da Pastoral na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Barbacena, registrou também sua impressão. “Na formação que tivemos, no sábado, achei muito interessante todas as questões que foram apresentadas a nós. Padre Leonardo deixou todos nós bem à vontade para falarmos sobre os assuntos e também nos deixar explicar sobre o que se passa entre nossas paróquias em relação ao Dízimo. Sempre um aprendizado essas formações”, partilhou.

A coordenadora paroquial da Paróquia Bom Pastor, em Barbacena, Cristiane Aparecida Nepomuceno, ressaltou a importância da formação e sua objetividade. Também colocou que Padre Geraldo Martinho Arantes, vigário paroquial do Bom Pastor, já ministrou uma formação nesses moldes para os coordenadores da pastoral de toda paróquia e que é sempre importante essa troca de informações.

A Região Mariana Sul agradece o trabalho de todos os agentes e coordenadores da Pastoral do Dízimo e sua missão junto a essa fonte de recursos para a evangelização.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Eva Alinéia Pereira Souza

Veja também:

Arquidiocese de Mariana reforça sobre a importância do Dízimo durante o mês de novembro

Agenda