terça-feira

, 23 de abril de 2024

Região Mariana Sul promove formação sobre o Mês da Bíblia 2023

30 de agosto de 2023 Arquidiocese

Seguindo o cronograma pastoral para 2023, a Região Mariana Sul realizou neste sábado, 26 de agosto, em Barbacena (MG), mais uma de suas formações regionais. Antecipando-se ao Mês da Bíblia, comemorado em setembro, ministros da palavra, participantes dos grupos de reflexão e da Renovação Carismática Católica, participaram da formação, ministrada por Padre Carlos Heitor Fidellis.

Ao todo, foram 45 participantes vindos das 32 paróquias do regional, além de membros da coordenação da Renovação Carismática Católica (RCC). Os presentes pontuaram a desenvoltura e descontração do assessor, a receptividade pelos organizadores da formação e o compromisso do Vigário Episcopal da Região, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, em realizar formações bíblicas mensais.

“A Formação foi uma luz no nosso caminho, pois o Padre Carlos Heitor, muito sábio e inspiradamente, nos apresentou os quatro temas constitutivos da Carta aos Efésios, tema do Mês da Bíblia 2023, de forma didática e orante. A Carta aos Efésios é um universo de sabedoria e unção. Voltamos enriquecidos para nossa paróquia e aguardamos ansiosamente o início da Formação Bíblica mensal, anunciada pelo Padre Adelson”, descreveram Amin, Rosa e Francisco, da Paróquia São José de Ressaquinha (MG) sobre o encontro.

Neste ano, o livro escolhido para aprofundamento durante o Mês da Bíblia é a Carta aos Efésios, com a inspiração “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”. Segundo José Maria Andrade, da Paróquia de São Sebastião, em Correia de Almeida (MG), “o estudo da obra iluminada por Deus através do Apóstolo Paulo, a Carta aos Efésios, nos levou ao entendimento cada vez mais próximo daquilo que Cristo nos ensinou, sobretudo a fé. O Espírito Santo sobre nós operou seu dom e estamos felizes por aprender mais e, assim, termos melhores condições para viver como Jesus viveu”.

Para Ramon Machado Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pomba (MG), o encontro proporcionou refletir como a Palavra de Deus estimula cada pessoa a continuar na missão. “Deus abençoe aos padres Adelson e Carlos Heitor que, muito inspirados, souberam partilhar seus conhecimentos. Que mais encontros como este se realizem, inclusive a nível de forania”, disse.

As formações regionais são a base para que, os participantes enviados por cada paróquia, se tornem multiplicadores em suas foranias e paróquias. Desta forma, a informação chega para todos e permitem uma amplitude maior do trabalho de evangelização.

As formações regionais para o mês de outubro serão divulgadas pela Região, em breve. Enquanto isso, os participantes esperam ansiosos pelos próximos encontros: “A formação bíblica com o Padre Carlos Heitor foi ótima.  Rica em detalhes e muito descontraída. Queremos mais formações assim!”, deseja Saynora Nésio Silva, Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG).

Texto e foto: Ana Paula Mendes dos Santos  

Agenda