segunda-feira

, 23 de dezembro de 2024

Região Mariana Sul realiza encontro entre Dimensão Catequética e Pascom

30 de julho de 2024 Arquidiocese

O dia 20 de julho foi marcado por momentos de espiritualidade na Região Mariana Sul. Agentes, coordenadores e membros da Dimensão Catequética e Pastoral da Comunicação (Pascom), foram convidados a experimentar momentos de introspecção, reflexão e partilha. O evento aconteceu no Instituto Padre Cunha, no distrito de Pinheiro Grosso, em Barbacena (MG).

O seminarista João Pedro Silva Ribeiro, que hoje vive sua experiência da síntese pastoral na Paróquia São José de Alto Rio Doce (MG), proporcionou aos participantes os momentos de reflexão e espiritualidade.  Segundo ele, ao orientar o momento de espiritualidade para os dois grupos, percebeu o quanto é bonita a caminhada da catequese na região. Na oportunidade, o jovem confidenciou sua admiração pelas catequistas com mais 30 anos na missão, com todo empenho da Pascom regional, que hoje se articula cada vez mais, buscando fortalecer a pastoral onde já estão estruturados. 

“Para mim foi muito importante, pois além de conhecer um pouco mais, fui edificado pelo testemunho e dedicação de tantos leigos. Com certeza este encontro marcou minha atividade pastoral na região e alimentou minha vocação e desejo de servir a Jesus na Igreja de Mariana que tem uma caminhada de evangelização tão comprometida com as necessidades de cada lugar”, pontou João Pedro. 

Pascom

Um mini curso de fotografia foi ministrado aos pasconeiros pelo casal Mateus David da Silva e Nízia Maria da Silva. Moradores da cidade Alto Rio Doce (MG), David e Nízia, foram convidados pela Região Mariana Sul devido ao seu notório reconhecimento profissional com a fotografia.

As impressões das pastorais foram as melhores possíveis, conforme relata Gabriela Rodrigues da Silva, da Paróquia São Sebastião, em Barbacena (MG).

“Acolhida, oração, descontração, pregação e minicurso de fotografia marcaram nosso dia! Na pregação, ouvimos o Seminarista João, que nos levou a refletir o quanto somos amados por Deus, a importância da escuta e da oração. Somos chamados por Deus, mas primeiro somos chamados a estarmos com Ele.  E no minicurso, ministrado pelo fotógrafo Mateus, além das noções básicas de enquadramento, foco, sensibilidade, lente, paciência para uma boa fotografia, ele destacou que ‘quem faz a foto, vive a história. Existe o antes, durante e depois’. O Encontro para Pasconeiros foi uma bênção!”, relatou Gabriela.

Já para Elaine Bertolin de Oliveira Tomáz, Lílian Amaral Viana de Oliveira e Selma Ferreira da Paróquia São Sebastião, Comunidade Santo Expedito, em Barbacena (MG), “servir a Deus é maravilhoso, servir ao lado de pessoas tão especiais é melhor ainda! Orgulharmos por ter participado deste momento tão especial, contagiados  durante o momento de oração e reflexão ministrados  com muita fé pelo Seminarista [João Pedro]. Ficamos muito maravilhados e acolhidos no aprendizado do curso fotográfico que foi ministrado de forma profissional e impecável! Foi uma troca de experiência e conhecimentos”, reiterou as paroquianas.

Assim como Jhonatan Vicente de Paula Silva da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Barbacena (MG), que durante o momento destacou a vontade por mais momentos como estes. “Ficamos com gosto de quero mais, e já me encontro na expectativa do próximo encontro!” 

A secretária paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Barbacena (MG), Marina Rodrigues, enfatizou a necessidade de mais encontros.

“O mini curso de fotografia foi de grande valia, apesar do tempo reduzido. Enriqueceu  nossa visão sobre o assunto, sendo necessário um outro momento como este, com mais tempo e foco em mais aprendizado sobre fotografia”,  a membro da Pascom. 

Na oportunidade do Encontro de agentes da Pascom, a Região Mariana Sul, através da secretária regional,  apresentou seus coordenadores da pastoral por Forania. Os coordenadores chegam com a missão de reanimar os agentes de cada paróquia, bem como ampliar o trabalho junto aquelas que já investem na Pastoral da Comunicação.  Sendo assim, Maria Clara Bianchetti da Forania de Carandaí; Márcio Cléber da Forania de Barbacena; Carla Campos e Henrico de Carvalho Lindolfo da Forania Alto Rio Doce, e Jadhe Sotero da Forania de Rio Pomba, iniciaram seu trabalho como coordenadores da Foranias, na certeza de contar com apoio de todas as paróquias da região. 

Dimensão Catequética

Assim como a Pascom, a Catequese também realizou mais atividades após o momento de espiritualidade. Sorteios, brincadeiras e lembranças marcaram a manhã dos catequistas presentes. Animação, sorrisos e alegria foram os diferenciais percebidos junto dos participantes, que reagiram positivamente ao sábado.

“Quero agradecer muito a oportunidade de participar de mais um momento tão importante para nos catequistas. Pra mim foi como buscar água fresca direto na fonte. Nos abastecer da palavra de Deus. É trazer Deus do céu ao nosso coração. E o momento meu e D’ele. Fortalecer nossa fé para que não vire só um excesso de orações e uma escassez de espiritualidade. Precisamos muito de ter este tempo de retiro para nos fortalecer. Estamos cansados de coisas do mundo e vazio de misericórdia. Muito obrigada pela oportunidade”, relatou Ângela Maria Rodrigues da Silva, da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Desterro do Melo (MG). 

Cristiane Célia Monteiro, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Capela Nova (MG), expressou a pertinência destes momentos, ressaltando que “a cada encontro renova-se nosso compromisso na evangelização de nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos. Nos faz refletir constantemente e repensar nossa espiritualidade enquanto catequista.” 

A coordenadora da Forania de Rio Pomba, Maria Isabel Reis Sá, pontua que a manhã de sábado foi especial.

“Nossos coordenadores não mediram esforços para nos proporcionar momentos de graça , aprendizado e descontração. Fomos recebidos com um farto café, resultado da partilha entre os participantes.  João Pedro conduziu o momento de espiritualidade muito rico em meditações e orações.  Todos foram excepcionais em preparar o momento de descontração e homenagem aos catequistas, tempo este em que foram distribuídas mensagens e mimos a todos. O encontro foi encerrado com um farto e delicioso almoço. Tudo isto se tornou mais agradável devido ao aconchego e beleza do local, o Instituto Padre Cunha. A todos envolvidos neste retiro o nosso muito obrigada e que o Senhor nos permita outros momentos como esse que tivemos.” 

Já a coordenadora da Catequese na Paróquia de Santo Antônio, em Barbacena (MG),  Maria Rita Gonçalves Cunha, enfatizou “Esvaziar-se para que o Espírito Santo de Deus preencha os espaços.  Na correria do dia a dia nada melhor que silenciar o coração e a mente para se encontrar com Deus e consigo mesmo. Assim foi o nosso retiro, um profundo momento de reflexão para a escuta. Um olhar diferenciado junto com Maria, a primeira discípula e assim fortalecidos na certeza do caminho certo para um recomeço amadurecido e esperançoso em nossos trabalhos catequéticos. Agradecidos a Deus e aos irmãos de caminhada pela alegria e oportunidade de mais um momento precioso, peço a Deus e a Virgem Maria alegria, o compromisso e o desejo de mergulhar em águas mais profundas esteja em nosso coração. Agradecimentos a equipe maravilhosa que nós acolheu”, descreveu a participante. 

Texto e fotos: Pascom Mariana região Sul