terça-feira

, 16 de abril de 2024

Região Mariana Sul realiza reunião de seu Conselho de Pastoral

11 de outubro de 2022 Arquidiocese

A Região Mariana Sul realizou no último sábado, 08 de outubro, a reunião do Conselho Regional de Pastoral (CRP) do ano de 2022. Com a participação de coordenadores de pastorais/dimensões e movimentos regionais, além dos vigários forâneos, a reunião realizada no Centro de Pastoral, em Barbacena (MG), e teve como objetivo repassar informações da última reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP).

Outro assunto em pauta durante o encontro foi a apresentação dos seus novos membros: a Coordenadora do Dízimo Regional, Eva Alineia Pereira Cruz, que foi eleita no dia 30 de julho, e o Assessor das Juventudes, Padre Wagner José Nascimento Balbino. Ainda, algumas sugestões e reformulações da região, com relação a procedimentos junto as pastorais, foram discutidos.

O vigário Episcopal, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, conduziu a reunião repassando as informações e decisões do CAP e explicando alguns pontos relativos as novas metodologias a serem utilizadas na Região Sul, visando sempre a funcionabilidade e a melhoria dos trabalhos pastorais.

Nessa data, um dos Contato Arquidiocesanos Sinodais, Leci Conceição do Nascimento, a pedido de Padre Adelson, realizou uma exposição da síntese regional do Sínodo finalizada, com breve explanação de alguns pontos.

Também foi solicitado aos presentes que confeccionem o calendário das pastorais e movimentos para 2023, em comunhão com as datas já informadas pela Arquidiocese e algumas programações já estabelecidas pela Região.

Além disso, os coordenadores e vigários forâneos presentes fizeram um relato sobre os seus trabalhos pastorais desde a última reunião ocorrida, bem como as dificuldades que surgiram durante essa caminhada.

A Coordenadora da Catequese, Maria de Fátima Tostes, falou com empolgação sobre esse encontro e suas expectativas. “Foi uma alegria nos reunirmos novamente. A reunião foi motivacional com ideias, objetivos e orientação, assim como quais os caminhos precisamos seguir, sempre visando ser uma Igreja de escuta e de acolhida: Ser uma Igreja verdadeiramente evangelizadora a serviço de todos”, destacou.

Por sua vez, o Coordenador da Juventude, Bruno Fernando Sousa Queiroz, ressaltou a importância das reuniões do Conselho no caminhar pastoral. Essas reuniões do CRP são extremamente importantes para o caminhar pastoral de nossa região. Por meio delas, nos é repassado os propósitos arquidiocesanos, da mesma maneira como também é apresentado o que vem sendo realizado em nossa própria região, além das questões administrativas e organizacionais internas que visam dinamizar nosso trabalho pastoral”, disse.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Maria Irene Custódio e Alexandre Barros

Agenda