sábado

, 25 de maio de 2024

Região Mariana Sul realiza sua Assembleia da Catequese e elege nova Coordenação Regional

11 de outubro de 2023 Arquidiocese

A Região Mariana Sul realizou no último sábado, 07 de outubro, sua Assembleia Regional da Catequese.  Recebidos pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG), representantes de 30 das 32 paróquias que compõem o regional compareceram.

Conduzindo o encontro, o Assessor Arquidiocesano da Catequese, Padre Bruno Gomes da Silva, promoveu, inicialmente, um momento de formação, tendo como foco “O papel da Liderança nas Pastorais”, bem como a forma de promover a participação de novos líderes na Dimensão Catequética.

Por meio de trabalho em grupos, os presentes tiveram oportunidade de se conhecer melhor e discutir propostas para cada forania. O objetivo, segundo Padre Bruno, foi que cada forania identificasse suas necessidades principais para a Catequese, bem como se conhecessem. Dessa forma, seria possível realizar eleição da nova gestão para os próximos três anos.

O Vigário Episcopal da Região Mariana Sul, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, esteve presente na Assembleia e conversou com os coordenadores participantes sobre a história da Catequese na Arquidiocese de Mariana até o momento, enfatizando a necessidade do despertar de novas lideranças. Ele ainda motivou o trabalho de todos, elogiando a coordenação até o momento, ressaltando a importância em todo o processo que a Dimensão Catequética passou até os dias atuais.

Nova Coordenação Regional

Coordenação da Catequese da Região Mariana Sul. Da esquerda para direita: Padre Bruno, representantes das foranias, Marlene Bueno Oliveira (nova coordenadora) e Marieta Augusta Campos Martins (nova vice coordenadora).

Após três pleitos, os presentes elegeram a nova coordenação regional da Catequese: Marlene Bueno Oliveira, como coordenadora, e Marieta Augusta Campos Martins, como vice coordenadora. As duas catequistas são da Paróquia Divino Espírito Santo, em Barbacena, e demonstraram o contentamento por serem escolhidas pela maioria de votos e o quanto entendem a responsabilidade de darem continuidade a um trabalho bem realizado pela última coordenação.

“Fiquei muito feliz em ser eleita como um dos membros da equipe de Coordenação de Catequese, pois gosto de compartilhar e dividir a experiência de amor e fé que Deus proporciona em minha vida e da minha família”, disse Marieta.

Por sua vez, Marlene enfatizou sua disposição para exercer o trabalho como coordenadora. “Agradeço primeiramente a Deus por me conceder a oportunidade de fazer mais pela Catequese. Agradeço aos coordenadores paroquiais pela confiança que depositaram em mim. A Catequese é a base da Igreja. Que nossos catequistas possam proporcionar aos seus catequizandos um encontro pessoal e efetivo com Jesus Cristo na vivência dos sacramentos. Que os sacramentos sejam efetivamente de Iniciação a uma vida cristã em todos os âmbitos. Que Deus nos dê sabedoria, fé, humildade e discernimento. Que Nossa Senhora Aparecida continue intercedendo por nós”, afirmou.

Na oportunidade, Padre Bruno agradeceu a então Coordenadora Regional, que exerceu suas funções até a data, Maria de Fátima Tostes, bem como a equipe que participou da confecção de todo material atualmente utilizado pela Dimensão Catequética, exaltando o trabalho bem elaborado por todos.

A nova coordenação regional, bem como os coordenadores das quatro foranias que compõem a Região, se reunirão com Padre Bruno, em data a ser definida, para traçar as propostas para o ano de 2024.

Depoimentos

Para Maria da Piedade Tavares de Castro, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena, “participar da Assembleia Regional foi uma honra, para mim, e momento de bênção para todos que se fizeram presentes e que, com a graça de Deus, levarão para suas comunidades os temas que foram trabalhados e refletidos nesta Assembleia. Muito importante também foi o momento de partilha, quando conhecemos um pouco da realidade de outras comunidades e percebemos que não estamos sós e que os desafios são muitos para todos nós. À luz do Espírito Santo, foi escolhida a nova coordenação regional de catequese. Peçamos a Deus que guie e oriente os passos destes eleitos”, descreveu.

Já a catequista Sônia Aparecida de Paula Santos, da mesma paróquia, ressaltou a importância e a qualidade das formações e Assembleias oferecidas pela Catequese Regional Mariana Sul, destacando que tem sido uma oportunidade de agregar e trocar conhecimentos. “Mesmo sabendo que cada paróquia e comunidade vivem suas realidades do dia a dia, temos muito em comum. Eu só tenho a agradecer por todos os conhecimentos recebidos nesse período o qual tenho participado das assembleias e formações pela Coordenação de Catequese Regional. Todas são muito ricas e com temas os quais tem nos ajudado muito, assim como nossa paróquia e nossas comunidades”, pontuou.

Texto e fotos: Ana Paula Mendes dos Santos