domingo

, 19 de maio de 2024

Região Mariana Sul realiza sua Assembleia de Pastoral

30 de outubro de 2023 Arquidiocese

A Região Mariana Sul realizou na manhã do dia 21 de outubro, em Barbacena (MG), a sua Assembleia Regional de Pastoral. Conforme a convocação participaram párocos, coordenadores e vice coordenadores paroquiais, membros do Conselho Regional de Pastoral (CRP) e delegados que estiveram presentes na 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

A Assembleia foi conduzida pelo Vigário Episcopal, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, que de maneira clara e objetiva apresentou uma síntese da Assembleia Arquidiocesana ocorrida em 22 e 23 de setembro. Em seguida, ele falou sobre a caminhada da Região Sul, destacando os encontros de formação a partir dos pilares propostos no Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE).

Para dinamizar a participação dos presentes foi realizado um trabalho em grupo, com divisão por Forania, onde direcionaram a discussão a partir das prioridades aprovadas na Assembleia Arquidiocesana.

Com base nas reflexões as Foranias e suas Paróquias propuseram suas ações com o compromisso de:

  • Não apresentar novas propostas, mas propor meios concretos de viabilizar as ações pastorais propostas pela Assembleia Arquidiocesana de Pastoral;
  • Priorizar uma das ações pastorais apresentadas, para ser assumida em toda a Região Pastoral, reforçando que priorizar não significa descartar as demais, mas colocar uma em primeiro lugar.

Caberá aos vigários forâneos conduzir os trabalhos nas instâncias sob sua coordenação, para que todas as paróquias da região conheçam as atividades propostas a partir de suas necessidades e realidades, frisando aos participantes sobre a importância de fazerem o repasse para que haja comunhão e cumprimento das ações pastorais.

Texto: Vera Fontes

Fotos: Ana Paula Mendes dos Santos

Agenda