sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Região Mariana Sul reinicia seus trabalhos de forma presencial

03 de maio de 2022 Arquidiocese

Com a diminuição dos casos de Covid-19, a Região Pastoral Mariana Sul reiniciou, com todos os cuidados sanitários ainda exigentes para o atual momento, as suas reuniões presenciais.

SAV

A primeira delas aconteceu no dia 09 de abril com os membros do Serviço de Animação Vocacional (SAV) das diversas paróquias da região. À ocasião, foram abordados assuntos relacionados à caminhada do Sínodo 2021-2023 na Arquidiocese de Mariana e uma motivação para continuar com os trabalhos da Pastoral Vocacional/SAV através das Equipes Vocacionais nas paróquias.

Ainda, durante o encontro, foi realizada a eleição de três leigas para compor a Equipe Vocacional da Região Sul, tendo sido escolhidas: Maria Aparecida de Carvalho Santos da Paróquia São Sebastião e Fabiana Aparecida de Souza da Paróquia São Pedro e São Paulo, ambas da cidade de Barbacena (MG), e Maria das Graças Clemente da Paróquia São José, em Ressaquinha (MG).

Para Irmã Arlene Fonseca, foi emocionante estar na reunião. “Eu não participava do SAV aqui, da Arquidiocese de Mariana, mas quando cheguei, no começo de 2021, fui muito bem acolhida. Estávamos on-line e [tive] uma recepção tão bonita [que] ficava pensando como seria então estar presencial. Finalmente chegou o dia e, para mim, foi muito bom conhecer as pessoas no qual eu só via pelas telas do computador. Participar presencialmente foi ótimo; a acolhida é maior e se torna melhor conhecer o outro”, contou.

Já a secretária do SAV da Região Sul, Ana Lúcia Monteiro Oliveira, ressaltou ter sido um momento de alegria. “Foi emocionante reencontrar com a nossa equipe do SAV. Percebi uma satisfação em todos. Senti-me revigorada”, disse.

Laicato

Já no último dia 26 de abril, os representantes do Laicato da Região Sul também fizeram a sua primeira reunião presencial. Após uma análise de conjuntura e conversar sobre os efeitos da pandemia no laicato da região, a leiga Leci Nascimento repassou os informes sobre a 27ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Leste 2, do qual é presidente. O evento acontecerá presencialmente nos dias 27 a 29 de maio em Congonhas (MG).

Reunião do Laicato da Região Mariana Sul

A equipe também conversou com o Vigário Episcopal da Região Mariana Sul e Pároco da Paróquia São José, em Alto do Rio Doce (MG), Padre Adelson Laurindo Clemente, sobre a importância de um encontro com os leigos e leigas e coordenações das pastorais, movimentos e grupos de trabalhos da região, para animarem e se sentirem mais motivados neste tempo de retomada presencial dos diversos serviços eclesiais.

A cristã leiga Terezinha, da cidade de Mercês (MG), disse ter sido muito boa e proveitosa a reunião, além de ter sido uma oportunidade de estar com os amigos após este tempo de distanciamento. Por sua vez, a representante regional dos Leigos, Sueli, também avaliou a reunião como boa, participativa e produtiva, além de ter enfatizado que foi importante a presença do novo Vigário Episcopal.

No final do encontro foi agendado para agosto um encontro com as coordenações leigas da Região Mariana Sul.

Texto: Leci Nascimento

Fotos: Arquivo pessoal de Leci Nascimento/divulgação

Agenda