No sábado, dia 19 de outubro, padres, diáconos, religiosas e lideranças de todas as paróquias da Região Pastoral Mariana Leste estiveram reunidos para a Assembleia de Pastoral. Esse encontro teve o propósito de repassar o que foi discutido e elaborado na 31ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, ocorrida nos dias 27 e 28 de setembro de 2024.
A Assembleia iniciou-se com uma oração preparada pela equipe regional de liturgia que buscou iluminar a todos, por meio da Palavra de Deus, ao importante papel de serem uma Igreja em oração. Depois, Padre Luiz da Paixão, vigário episcopal, acolheu a todos, repassou a pauta, fez uma síntese sobre a bonita caminhada pastoral da região e exortou a todos para terem o Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE) como o grande alicerce da caminhada das paróquias. Padre Luiz ressaltou também o importante momento que a Igreja do mundo está vivendo, por meio do Sínodo em Roma, e motivou que caminhemos juntos na esperança.
O assessor da Assembleia foi o Padre José Geraldo de Oliveira, coordenador Arquidiocesano de Pastoral, que repassou as conclusões da escuta feita pelas paróquias para 31ª Assembleia, bem como as conclusões deferidas. Motivou a toda assembleia a discutirem as conclusões, levando para cada realidade paroquial, buscando coloca-las em prática.
Após a fala do assessor, a assembleia foi dividida em grupos, onde se buscou discutir os pontos positivos e limites da caminhada pastoral no último ano e buscar caminhos para que as conclusões sejam, concretamente, efetivadas. As conclusões discutidas foram: 1 – Celebrar o Jubileu da Esperança comprometendo-se com a Ecologia Integral; 2 – Fortalecer as Comunidades Eclesiais de Base, à luz do PAE e das decisões da Assembleia de 2023. Ao final dos trabalhos, cada grupo apresentou as conclusões elaboradas. Agora, o Conselho Regional de Pastoral (CRP), se reunirá e fará uma síntese do que foi apresentado e encaminharão às paróquias.
“Nossa Assembleia normalmente acontece alguns dias após a realização da Assembleia Arquidiocesana com esse objetivo realmente de trazer ao conhecimento das paróquias, dos agentes de pastoral da região, aquilo que foi discutido e encaminhado na Assembleia Arquidiocesana. Essa assembleia foi mais avaliativa, foi um momento de parada para rever a nossa caminhada de outubro do ano passado até agora, o que nós estamos conseguindo realizar, compreendendo que as decisões e encaminhamentos da região, e também da arquidiocese, acontecem nas paróquias. É cada paróquia que deve se esforçar, de acordo com a sua realidade, para colocar em prática aquilo que vai sendo encaminhado pela região”, disse Padre Luiz da Paixão em entrevista ao DACOM.
Jubileu da Esperança
No ano de 2025, a Igreja celebra o Jubileu da Esperança. Com o lema “Peregrinos da Esperança”, o Papa Francisco recorda que o mundo precisa da esperança: Jesus Cristo. O jubileu é um período de conversão, descanso, perdão, aproximação com Deus, consigo mesmo, com o outro e com a criação. Este tema também foi abordado na Assembleia e motivado, pelo Padre José Geraldo, a vivermos bem esse momento.